×

Alagoas

Zoneamento turístico do São Francisco terá nova etapa em outubro

Oficinas para diagnosticar demandas a partir dos dados levantados serão realizadas em municípios do Baixo São Francisco

O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Caminhos do São Francisco, Meraldo Rocha, se reuniu nesta segunda-feira (26) com a diretora de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Sandra Villanova, para definir as estratégias da próxima etapa do Zoneamento Turístico dos municípios que fazem parte do APL, prevista para outubro.

A nova fase consiste na realização de oficinas para diagnosticar demandas a partir dos dados levantados e está prevista para acontecer nos municípios de Pão de Açúcar, Penedo e Piranhas. O Zoneamento faz parte do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade Ambiental do São Francisco, que contempla aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais da região.

Durante dez dias, técnicos e pesquisadores do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs), com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Setur, fizeram levantamento documental, por meio do georreferenciamento e de entrevistas com a população das cidades que fazem parte do Arranjo.

De acordo com Meraldo Rocha, além do apoio do Governo do Estado, o trabalho conta com a parceria da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e será uma ferramenta essencial para o crescimento das atividades locais. “Para que a região se desenvolva é preciso investir em planejamento e, assim, executar os projetos previstos de forma a obter os melhores resultados”, afirmou o gestor do APL.

Os 12 municípios beneficiados pelo projeto são Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Penedo, Belo Monte, Traipu, Igreja Nova, São Brás, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia e Água Branca.