×

Sergipe

Zona de Expansão recebe ações da PMA em Sergipe

O trabalho de urbanização, saneamento e infraestrutura, executado cotidianamente pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), contempla os quase 40 bairros da capital e melhora a vida de todos os aracajuanos. De norte a sul, é possível acompanhar ações e serviços que comprovam o compromisso da administração municipal na boa aplicação dos recursos. Desde a última segunda-feita, 4, profissionais da Emurb atuam em diversas áreas da Zona de Expansão de Aracaju (ZEA).

Na ZEA residem aproximadamente 30 mil habitantes, segundo dados oficiais do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diversas ruas do complexo residencial foram atendidas com ações de patrolamento, terraplenagem, manutenção da rede de drenagem e tapa-buraco.

De acordo com a presidente da Emurb, Socorro Cacho, a PMA tem estudado formas de consolidar a infraestrutura da área a curto, médio e longo prazos. “Com as ações diárias, equacionamos os problemas mais urgentes. Entretanto, a atual gestão, e especificamente o prefeito João Alves, entusiasta e conhecedor do local, contratou um dos melhores escritórios de engenharia e urbanismo do Brasil para desenvolver projetos que transformarão a Zona de Expansão em um bairro modelo”, informa a engenheira.

História

A história da Zona de Expansão remonta ao início dos anos 80, quando em 01 de outubro de 1982 a Câmara Municipal de Aracaju aprova e o Executivo sanciona a Lei nº873 que delimita a região. De lá para cá, algumas disputas territoriais entre Aracaju e São Cristóvão aconteceram, chegando ao judiciário. Já na década de 90, um fato praticamente torna a área definitiva para a capital, quando a Assembléia Legislativa de Sergipe promulga a constituição estadual e confirma a Zona de Expansão de Aracaju em seu artigo 37 do Ato das Disposições Transitórias.