O secretário municipal de Planejamento, Márzio Delmoni, representou a Prefeitura de Maceió na solenidade de lançamento do XXIV Congresso Panamericano de Arquitetura (24º CPA), que terá a capital alagoana como cidade-sede. Com realização marcada para novembro de 2012, o 24º CPA envolverá quatro grandes economias mundiais (Estados Unidos, Brasil, Canadá e México) e possui expectativa de público de aproximadamente nove mil congressistas, diretos e indiretos.
A cerimônia de abertura do 24º CPA contou com a presença do presidente da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (Fapa), Jorge Monti, do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Gilson Paranhos, do governador em exercício, José Wanderley Neto, e do presidente do IAB Alagoas, Rafael Tavares, que instalou os oito comitês destinados à infraestrutura do congresso em Maceió.
Para Luiz Dantas, publicitário e mestre de cerimônia da solenidade de abertura, a realização do 24º CPA será muito significativa para a cidade. “Trazer um evento de grande porte como este para Maceió será um grande desafio para nós”, afirmou.
O secretário Márzio Delmoni disse que estava representando o quadro de 19 arquitetos da Sempla. “Com o apoio do prefeito, esses arquitetos contribuíram, de forma direta e indireta, com os avanços urbanísticos do município”. De acordo com Delmoni, o congresso vai coroar o final da gestão do prefeito Cícero Almeida. Ele garantiu que Maceió ainda passará por muitas mudanças até 2012.
No encerramento da solenidade, o governador José Wanderley Neto e o secretário Márzio Delmoni descerraram a marca oficial “24º CPA/Brasil/Alagoas/Maceió”, que promoverá o evento nos próximos dois anos.