O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesse domingo (27), da abertura do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hidrícos, no Centro de Exposições Culturais Ruth Cardoso. O evento foi promovido pela Associaçao Brasileira dos Recursos Hidrícos (ABRH) e tem como temática “A Água no Mundo em Transformação”.
A iniciativa vai reunir, durante quatro dias, profissionais, estudantes, professores e pesquisadores para discutir assuntos relacionados a novos modelos de gestão dos recursos hidrícos. De acordo com a presidente da ABRH, Ingrid Muller, o Simpósio será uma oportunidade de discutir os desafios da melhor gestão da água, além de debater as conquistas mais recentes no Brasil.
“A degradação do meio ambiente e a destruição dos ecossistemas tornam mais complextos a sustentabilidade da água e isso exige maior articulação com diversos órgãos, uma visão integrada”, disse. “Estaremos aqui na busca pelo modelo de gestão de uma visão mais realista. O Simpósio será a contribuição da ABRH para a política do Brasil”, destacou Muller.
No discursco, o governador lembrou que em 1997 presidiu a Comissão da Seca, no Senado, assim como foi membro da comissão que instituiu a Lei 9433 que trata da Política Nacional dos Recursos Hidrícos. “O tema da água me apaixona”, frisou.
Para Teotonio, o evento tem notória relevância social tendo em vista a importância da água para o país. Vilela lembrou que 60% da mortalidade infantil em Alagoas se deve a problemas relacionados à água. “Tenho plena consciência de que o objetivo desse Simpósio é fazer com que o Brasil tenha dias cheios de esperança. Cuidar da água é uma responsabilidade cidadã, social, ética e moral, no sentido de preservar nossas gerações futuras”, disse.
Teotonio Vilela também deu boas-vindas aos congressitas e falou da satisfação do Estado em sediar o evento. “Para Alagoas é uma honra ser sede desse encontro que trará tantos benefícios para os brasileiros”, enfatizou. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora Local, Vladimir Caramori, foram necessários dois anos para a organização do Simpósio. Foram 935 projetos avaliados, dos quais 832 receberam aprovação para apresentação durante o evento.
Caramori disse que haverá mesas redondas, sessões técnicas, palestras e talk show. “Vamos ampliar a discussão em torno das demandas da sociedade. Acreditamos que as discussões trarão um novo horizonte aos brasileiros”, salientou Vladimir.
