×

Esporte

Xandão, zagueiro do São Paulo, é pego no exame anti-doping

Jogador usou um colírio que continha as substâncias anunciadas como doping

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva comunicou a suspensão preventiva do zagueiro Xandão por 30 dias. O jogador do São Paulo foi pego em exame antidoping realizado depois da partida contra o Atlético-PR, no dia 16 de novembro, na Arena da Baixada. A confirmação desse fato está no site da Justiça Desportiva.

Xandão, segundo o site, apresentou três substâncias glucocorticosteroids/prednisoloneS9, glucocorticosteroids/prednisone e metabolite 20 betadihydroxy-prednisolone presentes no referido exame. Por sua vez, a direção do São Paulo afirma que nenhuma delas é estimulante, e sim anti-inflamatórias e que estão contidas em um colírio utilizado pelo jogador no tratamento de uma conjuntivite infecciosa.

O Tricolor informou que o atleta fez uso do medicamento um dia antes da partida, após prescrição de um oftamologista de Curitiba. Em nota oficial, o clube ainda diz que comunicou, como é de praxe, o controle de dopagem sobre a medicação utilizada pelo seu zagueiro. Ainda como parte da defesa, o departamento médico do Tricolor diz que as substâncias encontradas só são proibidas se inseridas na veia, como comprimido ou supositório.

O julgamento desse caso deve acontecer no início de fevereiro. Depois desses 30 dias, Xandão está liberado para voltar a jogar. Como todos os atletas estão em gozo de férias, ele só será prejudicado caso seja condenado no julgamento.