×

Sergipe

Workshop promove a interação entre Governo e setor empresarial

Empresários sergipanos, secretários de Estado e funcionários públicos participaram do workshop promovido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), através da Procuradoria Especial do Contencioso Fiscal, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), na manhã desta quinta-feira, 30. Realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), o evento teve como temática “O Estado sob a ótica do empresário – defeitos que afastam e qualidades que atraem”, tendo como palestrantes o procurador do Estado de Sergipe, José Paulo Veloso e o empresário carioca Eduardo Aguinaga, presidente da BR Home Centers.

Ao parabenizar a equipe da PGE e cumprimentar os participantes do evento, o secretário Saumíneo Nascimento (Sedetec) ressaltou que a oportunidade irá dotar os secretários e também os técnicos de informações relevantes ao processo de gestão da coisa pública. “Esse evento é um marco importante na perspectiva de interação de informações e troca de experiências. Durante o debate, serão dirimidas algumas dúvidas e alguns questionamentos, na lógica de atração de novos investimentos, capazes de propiciar não só oferta de emprego, mas um novo patamar de renda para que tenhamos uma sociedade mais justa e mais equilibrada”. Segundo o secretário, a parceria da PGE com as secretarias de Estado permite orientá-las nos quesitos jurídicos e administrativos inerentes às suas atividades.

Para o procurador-geral do Estado, Márcio Rezende, o workshop traz à tona a discussão de um tema que é de suma importância para quem tem algum grau de envolvimento com o fomento empresarial do Estado. “Vamos discutir o papel dos tributos, para onde eles vão e abrir o debate com a classe empresarial. Em Sergipe o empresário vem buscando crescer com responsabilidade e vimos que o modelo tributário precisa ser revisto, com ajustes de ambas as partes”, ressaltou.

De acordo com José Paulo Veloso, em um primeiro momento a PGE buscou conhecer os empresários, através de seu núcleo de inteligência, para saber o que os faria investirem no Estado e como poderia ajudá-los a crescerem. “Com essa atividade esperamos fornecer instrumentos de diálogo que permitam solucionar os problemas enfrentados pela classe empresarial e motivar todos para juntos encontrarmos as soluções necessárias”, destacou o palestrante.

Já o empresário Eduardo Aguinaga, proprietário da rede de varejo de material de construção TendTudo, que integra a BR Home Centers, falou sobre o “Estado sob a ótica de um empresário varejista”. Durante sua apresentação ele falou sobre os incentivos e inibições ao investimento privado, tratou sobre a expansão da BRHC, demonstrando como se deu e quais os impactos na área logística e comercial, além de destacar aspectos atuais que servem de incremento para a economia das empresas. “O comércio eletrônico já é uma realidade e a sua integração com o comércio físico deve ser encarada como algo imprescindível”, enfatizou, entre outros aspectos apresentados.