Nas próximas quinta (8) e sexta-feira (9) acontecerá o “Workshop sobre ecossistemas do semiárido alagoano: contexto produtivo e ações alternativas para a região” junto com a pré-conferência estadual sobre o bioma caatinga, no auditório do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca. As inscrições são gratuitas e cada participante receberá um certificado de 30 horas.
O workshop visa à discussão de propostas viáveis que atendam às necessidades do semiárido alagoano e sejam inseridas como metas no documento da pré-Conferência Estadual sobre o Bioma Caatinga, que será realizada no primeiro dia de evento, a partir das 14 horas.
De acordo com Marcelo Ribeiro, técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que participa da organização do evento, o workshop “é uma tentativa de agregar conhecimentos da área acadêmica aos dos técnicos que fazem ações ambientais na área”.
Na programação, palestras sobre os mais variados temas relacionados ao semiárido, como ré-uso da água e canal do sertão, seguidas por debates das apresentações. A programação ainda contará com mesas redondas e apresentações de artigos científicos e programas sociais viáveis à região. Nos dois dias, o workshop tem início às 8h30 e término às 18h.
As inscrições serão realizadas no local do evento a partir das 15 horas da quarta-feira (7). O workshop é uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Prefeitura de Arapiraca.