×

Maceió

Webinários debatem experiências da educação infantil na pandemia

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Hermé Miranda e Maria de Fátima Melo dos Santos, em parceria com a Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoveram o webinário “Escuta, acolhimento e infâncias: experiências de professoras da educação infantil na rede pública”. A programação foi dividida em duas etapas.

A primeira parte do evento ocorreu no dia 7 e, nesta quarta-feira (9), aconteceu a segunda parte, com transmissão pelos canais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ufal), da Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares no Youtube.

O seminário virtual é parte de uma das ações do projeto “Práticas de Pesquisa e Extensão na Educação Infantil”, programa desenvolvido por professoras e pesquisadoras da área pedagógica universitária seguindo atividades de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de dar visibilidade às práticas do ensino da educação infantil nas redes públicas de ensino.

Segundo a organização do evento, as palestras virtuais abordaram o contexto pandemia e distanciamento social para levantar reflexões sobre a organização da pedagogia infantil no momento de afastamento. Foram exibidos compartilhamentos e trocas de experiências familiares entre crianças, gestores e professores, tudo isso visando uma construção de abordagem de ensino que adapte melhor os tempos de reclusão.

Coordenadora do Web seminário e professora dos Cmeis Maria de Fátima Melo dos Santos e Hermé Miranda, Lúcia Mendonça, fala que o isolamento social possibilitou a reflexão sobre a troca de saberes no momento de afastamento. Segundo ela, a ocasião foi capaz de proporcionar uma chance de mudança nos métodos de ensino com base na observação das necessidades do ensino e os Webinários trazem essa possibilidade discursiva.

“Nossas certezas pedagógicas tão conhecidas foram desconstruídas e só uma observação e escuta atenta e sensível foi capaz de nos fornecer outros meios de estar com as crianças em tempos de isolamento/afastamento social impostos pela pandemia de covid-19. Diante deste cenário, a possibilidade de compartilhar o vivido nestes webinários oportuniza profundas reflexões acerca dos saberes e fazeres pedagógicos de muitos professores(as)”, afirmou.