×

Esporte

Webber vence em Mônaco e RBR tem os dois pilotos líderes da F1

Carros da BBR continuam sendo os melhores

Na verdade foi mais um baile com direito a desfile da RBR, nas ruas do Principado de Mônaco. Mark Webber, largou na pole e venceu o GP deste domingo, sem deixar a liderança por uma volta sequer , assumindo assim a liderança do Mundial de Pilotos. Logo atrás do australiano, chegou o outro piloto da Red Bull, Sebastian Vettel, agora vice-líder do campeonato. Robert Kubica, da Renault, mostrou que também vive uma grande fase e chegou em terceiro, fechando o pódio. O brasileiro Felipe Massa teve atuação discreta com a Ferrari e foi o quarto. Os demais brasileiros não conseguiram finalizar a prova, no mais charmoso circuito da F1. Bruno Senna (HRT), Rubens Barrichello (Williams) e Lucas di Grassi (Virgin) abandonaram.

Com o resultado dessa prova, Webber passa a liderar o campeonato com 78 pontos, empatado com o companheiro de equipe, Sebastian Vettel, mas o australiano leva vantagem por ter duas vitórias contra apenas uma do alemão. Fernando Alonso, que largou em último, deu um golpe de mestre ao trocar os pneus de sua Ferrari logo no início da prova, quando surgiu a primeira bandeira amarela da corrida e chegou em sétimo lugar. Com essa colocação na prova, o piloto espanhol caiu da vice-liderança para o terceiro lugar no campeonato, com 73 pontos. Massa agora é o quinto, com 61 pontos.

mas, o maior “malandro” da corrida foi o campeoníssimo Michael Schumacher. O alemão da Mercedes se aproveitou de uma bobeada de Alonso, na última curva e tomou do espanhol o sexto lugar na corrida.

Fernando Alonso, apesar dessa bobeira, fez brilhante corrida de recuperação, com várias ultrapassagens – numa pista reconhecidamente como a mais estreita do calendário. Na volta 21 ele já era o oitavo. Na volta 29, o espanhol já era sexto, mas acabou perdendo a posição para Schumacher, numa contestada manobra.

Se a estratégia de box foi boa para Alonso, o oposto aconteceu com Barrichello. Ele que era quinto antes de seu pitstop e após da rodada de paradas era 10.º, até bater antes da curva do Cassino, vítima de uma suspensão defeituosa. Na tentaiva de sair rápido do local, o piloto da Williams ainda jogou o volante na pista – a peça acabou colhida por Karun Chandhok, da HRT – e poderá ser multado.

MALADRAGEM

Quando faltavam quatro voltas para o final da corrida, o carro de Chandhok foi atropelado pela Lotus de Jarno Trulli na penúltima curva, provocando a última bandeira amarela da corrida, que durou até a relargada.

No exato momento em que a luz verde foi acesa, Schumacher, então em sétimo, aproveitou uma escorregada de Alonso e passou o espanhol da Ferrari antes mesmo deles entrarem na reta, roubando assim o que seria o sexto lugar do bicampeão. Schumi cruzou em sexto, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren, mas a manobra está sob investigação.

Classificação da prova:

1.º – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault),
2.º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault),
3.º – Robert Kubica (POL/Renault),
4.º Felipe Massa (BRA/Ferrari),
5.º – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes),
6.º – Michael Schumacher (ALE/Mercedes),
7.º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari),
8.º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes),
9.º – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes),
10.º – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes),
11.º – Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari),
12.º – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari),
13.º – Vitaly Petrov (RUS/Renault),
14.º – Karun Chandhok (IND/HRT-Cosworth),
15.º – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth),

Nota de última hora:

Aconteceu a alteração que a Ferrari esperava na classificação do GP de Mônaco. Os comissários do GP de Mônaco, disputado nesse domingo, decidiram punir Michael Schumacher com o acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final de prova por uma ultrapassagem, segundo eles, ilegal sobre Fernando Alonso na última volta do GP de Mônaco. Com isso, o piloto da Mercedes cai para a 12ª posição na corrida, ficando sem pontuar e o espanhol da Ferrari volta ao sexto lugar.