
Webber liderou do começo ao fim, vencendo com méritos
O australiano Mark Webber ratificou a superioridade da Red Bull e venceu com enorme facilidade o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, em Barcelona. Numa corrida até certo ponto monótona, a Red Bull só não fez dobradinha porque se atrapalhou na troca de pneus de Sebastian Vettel, que acabou em terceiro. O espanhol Fernando Alonso herdou a segunda posição após um acidente de Lewis Hamilton na penúltima volta por uma falha na roda do seu McLaren e fez a festa de mais 200 mil conterrâneos presentes ao Circuito da Catalunha.
Felipe Massa, que largou no nono lugar, ganhou duas posições já na largada e ficou em sétimo a prova toda até herdar a sexta posição com a batida de Hamilton, no final. O brasileiro acabou logo atrás de Michael Schumacher, que fez sua melhor corrida no ano e acabou em quarto, e Jenson Button, que, mesmo com a quinta posição, manteve a ponta do Mundial, com 70 pontos, contra 67 de Alonso, 60 de Vettel, 53 de Webber, 50 de Rosberg e 49 de Massa e Hamilton.
Os demais brasileiros não estiveram nada bem na prova da Espanha. Rubens Barrichello, da Williams fez uma corrida correta e terminou apenas em nono após largar em 17º, Lucas di Grassi, da Virgin, terminou em 19º e Bruno Senna, da Hispania, abandonou logo na primeira volta.
A próxima etapa do Mundial será no próximo domingo, em Mônaco.
COLOCAÇÃO FINAL DO GP DA CATALUNHA
1º – WEBBER
2º – ALONSO
3º – VETTEL
4º – SCHUMACHER
5º – BUTTON
6º – MASSA
7º – SUTIL
8º – KUBICA
9º – BARRICHELLO
10º – ALGUERSUARI
Com a quinta colocação na prova, o inglês atual campeão mundial pula para 70 pontos na temporada, Alonso vem em segundo com 67, e Vettel em terceiro com 60. Webber é o quarto com 53, Rosberg em quinto tem 50, e Hamilton e Massa dividem a sexta posição com 49.