×

Alagoas

Vulcão: folia e animação marcam desfile do tradicional bloco da PM neste domingo

Carro pipa ajudou a refrescar o calor e garantiu a festa dos foliões

O calor de Maceió não impediu que os foliões mantivessem a alegria e animação durante todo o percurso do tradicional Bloco Vulcão da Polícia Militar, que desfilou arrastando uma multidão pelas orlas da Pajuçara e Ponta Verde na manhã deste domingo, 31.

Comemorando seus 80 anos de tradição e história, o mais antigo bloco alagoano reuniu militares de folga, seus familiares e o público civil que, mais um ano, recordaram as tradicionais marchinhas de carnaval ao som dos instrumentos dos integrantes da Banda de Música da PM. O estandarte do bloco, mais uma vez, foi conduzido pelo professor Eraldo Ferraz, que esbanjou animação durante toda a manhã.

O casal militar tenente Kelma Moreira e cabo Humaitá Bahia deu um show à parte, reunindo elogios pelas fantasias que escolheram. Para a tenente Kelma, a opção das fantasias de Mulher-maravilha e Super-homem não foram em vão.

“É um pouco como nós nos sentimos em nossa atividade policial. E é assim, também, que muitas pessoas nos vêem, como heróis, por isso temos tanto orgulho e sentimos tanta honra da nossa profissão”, explica a oficial.

Para a frequentadora assídua do Programa Vem Ver a Banda Tocar, aos domingos, Elineide Ramos, de 61 anos, o desfile do Vulcão é um evento muito aguardado todos os anos, que, segundo ela, traz “momentos de diversão e mais alegria de viver”.

Durante o desfile, integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), aproveitaram a presença do público para desenvolver uma ação de prevenção em segurança pública. Já para amenizar o calor, crianças e adultos aproveitaram cada chuveirada de um carro pipa, providenciado especialmente para o desfile do Vulcão.

O bloco contou com a presença de comandantes de batalhões, parceiros e militares lotados em unidades da capital e interior, como o 3º e 7º Batalhões, que fazem também todos os anos a festa em suas cidades, com o Bloco Mandacaru, em Arapiraca e Carcará, no município sertanejo de Santana do Ipanema.

Nesta edição, o Vulcão provou que é um bloco para toda a família, contando com a presença de muitas crianças. A soldado Sabrina Marinho levou para o desfile as filhas Raquel e Raíssa Marinho, de seis e sete anos e já marcou presença no próximo ano. “É uma festa saudável, que faz a alegria da garotada. No próximo ano estaremos aqui de novo”, garante Sabrina, apoiada pelas pequenas.

O frevo “Vulcão 80 anos em erupção”, lançado este ano, reforçou a importância do bloco para a história e cultura da corporação e dos alagoanos, conforme frisou o subcomandante da PM, coronel Louvercy Monteiro.

“É um momento de alegria, em que, conforme diz o frevo deste ano, despertamos para o respeito à tradição do nosso bloco, que faz, todos os anos, a alegria de muitas pessoas”, ressaltou Louvercy, ao recordar que mesmo o bloco da PM estando nas ruas, muitos militares não puderam aproveitá-lo, por estarem cumprindo a missão principal da PM, que é garantir a segurança da população.

Após o desfile do Bloco Vulcão, a Polícia Militar já se prepara, a partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, para a finalização dos trabalhos de organização da Solenidade de Promoções e Outorga de Medalhas, que ocorre na quarta-feira, 3, a partir das 9 horas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O evento marca as comemorações pela passagem dos 184 anos da corporação alagoana.