×

Sergipe

Voo Aracaju – Buenos Aires começa a operar neste sábado (4)

Neste sábado, 04 de novembro, o primeiro voo da linha Aracaju – Buenos Aires – Aracaju partirá do Aeroporto Santa Maria, inaugurando uma rota aérea que promete inserir Sergipe como destino turístico internacional na Argentina. O voo fará escala em Salvador, na Bahia, e irá operar semanalmente, sempre aos sábados. A expectativa é de que o novo voo atraia uma média de 600 argentinos para Sergipe todos os meses.

O voo será operado por uma aeronave Boeing 737-800, da empresa Gol Linhas Aéreas, cadastrado com o número G3-7491. Decolando às 12h45, o horário previsto de chegada em Buenos Aires é 19h25. O retorno (voo G3-7490) partirá de Buenos Aires/Ezeiza às 20h25 e chegará às 02h40 do domingo. Serão disponibilizados 170 assentos com tarifas a partir de U$ 300, ida e volta. As vendas foram iniciadas na última segunda-feira, 23.

A implantação do voo, cujas tratativas se iniciaram no mês de março, abriu espaço para a efetivação do Aeroporto Santa Maria na categoria internacional. Para tanto, foram necessárias intervenções autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de parcerias com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), com a Polícia Federal, com a Receita Federal e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para viabilizar a implantação, o governo de Sergipe concedeu incentivo no querosene de aviação (QAV), reduzindo a alíquota do ICMS incidente para 6%. Participando de todas as discussões, o governo se fez presente através da secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

De acordo com o secretário do Turismo, Fábio Henrique, o voo inaugural representa um momento histórico para o turismo de Sergipe. “Serão muitos argentinos nas praias, bares, restaurantes e hotéis, conhecendo e consumindo, se admirando com o nosso artesanato. Não tenho dúvida de que será um grande marco do governo de Sergipe, da gestão do governador Jackson Barreto”, declarou, acrescentando que pelo menos 52 grupos econômicos devem ser movimentados com a chegada dos turistas da Argentina.

A estudante Lara Tavares, de 16 anos, visitou a capital argentina em 2016. Com o novo voo, ela poderá voltar à Argentina para conhecer outras cidades. “Gostei muito da novidade. O custo da viagem vai ficar menor e assim fica mais fácil de ir mais vezes”, disse.

Já a sergipana Aline Molina, de 29 anos, mora em Buenos Aires e costuma voltar a Sergipe periodicamente para visitar familiares. Para ela, o novo voo trará grandes vantagens. “Vivo em Buenos Aires por conta dos estudos. Achei essa novidade da rota aérea direta uma maravilha. Irá facilitar muito minhas viagens no final do ano. Em dezembro do ano passado, voltando de Buenos Aires para Aracaju, passei 19 horas em Guarulhos esperando um voo. Se torna uma viagem de quase um dia, sendo que a distância nem é tão grande. Acho que já era hora de Aracaju ter esse translado direto, minha expectativa é a melhor possível. Pretendo utilizar essa rota em janeiro de 2018, para voltar de Aracaju para Buenos Aires”, afirmou.