×

Alagoas

Voluntários doam sangue no Hemoal e assistem espetáculo do Circo Beto Carrero

Os voluntários que compareceram ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta quarta-feira (14) tiveram a oportunidade de salvar a vida de até quatro pessoas, além de assistir as apresentações dos palhaços, malabaristas, trapezistas e motociclistas do Circo Beto Carrero. A ação representou o projeto de responsabilidade social da empresa Beto Carrero World, que em cada cidade que monta sua trupe, promove ações de responsabilidade social.
O projeto foi criado depois que um dos palhaços do circo necessitou de uma transfusão e o seu tipo de sangue não havia no estoque do Hemocentro do Ceará (Hemoce). Sensibilizados com o risco de morte que o integrante da trupe sofreu, a direção do Beto Carrero decidiu adotar a política de doar um dia do seu espetáculo para os hemocentros das cidades que venha a se instalar.


“Infelizmente as pessoas só se sensibilizam para doar sangue quando sentem a dor de precisar de uma transfusão ou se um dos seus amigos e parentes corre risco de morte. Isso ocorreu conosco e decidimos abraçar esta ideia, até porque temos o mesmo objetivo dos hemocentros, que é promover a alegria e esperança à população”, destacou o diretor de Marketing do Circo Beto Carrero, Sérgio Robattini.

Constatação

Situação verificada pela doméstica Joselma Trindade, que há 10 anos tornou-se doadora de sangue habitual, depois que seu irmão foi diagnosticado com Leucemia e necessitou receber transfusões constantes. Ela lembra que até então nunca havia despertado para se candidatar à doação de sangue, mas o sofrimento tornou-a mais solidária, além de deixá-la consciente sobre a importância que esse gesto simples pode trazer à vida de pessoas doentes.

“Acho que era egoísta e que jamais pensei em vir ao Hemoal doar sangue. Mas quando vi meu irmão definhando, entendi o poder que temos, já que uma simples doação de sangue pode salvar muitas vidas, inclusive a do próprio doador e de um familiar seu. Há 10 anos, quando venho ao Hemoal, me sinto uma pessoa melhor e sei que, apesar de meu irmão ter morrido, ele está feliz pelo bem e pelas vidas que já ajudei a salvar”, frisou emocionada, enquanto assistia as atrações do Beto Carrero.

Parceria de sucesso

Durante a ação, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, também destacou o compromisso social do Circo Beto Carrero, que disponibilizou as suas atrações para proporcionar um dia de lazer e alegria aos doadores de sangue voluntários.

“Temos que agradecer esse gesto voluntário trupe circense do Beto Carrero, que todos anos sempre ajuda o Hemoal a reforçar o estoque de sangue. Este ano a ajuda ocorreu em boa hora, porque teremos um feriadão a partir desta sexta-feira (16), quando se comemora a Emancipação Política de Alagoas”, frisou a diretora do Hemoal.

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de chagas, aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.