×

Esporte

Vôlei: Meninas do Brasil iniciam aclimatação no Japão

Brasileiras já estão trabalhando em Nagoya, pensando no título

A seleção brasileira feminina de vôlei já está no Japão, onde começou nesta QUARTA-FEIRA (21.08), o período de aclimatação para a Fase Final do Grand Prix.

As brasileiras ficarão na cidade de Nagoya até o dia 25 de agosto, quando partirão para Sapporo, sede da etapa decisiva. O primeiro dia do time verde e amarelo em solo japonês foi marcado por dois períodos de atividades no Centro de Treinamento do Denso Airybees, uma tradicional equipe feminina de voleibol no Japão.

O preparador físico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Elias Proença, comentou a importância de um período de aclimatação maior antes da fase decisiva de uma competição como o Grand Prix.

“Aclimatação faz referência com o clima. No entanto, aqui temos um problema maior de fuso horário. Avançamos mais três horas em relação ao Cazaquistão. Felizmente, vamos ter um pouco mais de tempo de ajuste de sono e funcionamento gastrointestinal e cardíaco. Daqui a uma semana começa a Fase Final. A aclimatação é o tempo dado para que nós ajustemos a todos esses fatores”, disse José Elias Proença, que ainda explicou o trabalho realizado pelo Brasil nesta quarta-feira focado na liberação das articulações.

“Cada etapa do Grand Prix tem um tipo de reação. Nessa última viagem, fizemos três pernas. Foram quase 14 horas de voo onde quase não se dormiu. Também temos que contar o esforço com a bagagem, o tempo perdido nos aeroportos, e as viagens de ônibus. Isso provoca uma reação corporal diferente. O treinamento de hoje foi em função do que chamamos de liberação das articulações. Também fomos para a academia e fizemos um trabalho de amplitude de movimento”, informou José Elias Proença.