×

Esporte

Vôlei: Invicta, Seleção supera a Rússia e se classifica em primeiro

Brasileiros seguem atropelando os adversários na Polônia

O confronto não valia a classificação. Afinal, Brasil e Rússia já entraram em quadra garantidos na terceira fase do Campeonato Mundial masculino de vôlei. Mas, valia a invencibilidade. E, neste domingo (14.09), melhor para a seleção verde e amarela, que venceu por 3 sets a 1 (25/21, 24/26, 25/19 e 25/19), em 1h50, na Spodek Arena, em Katowice (Polônia), e passou para a terceira fase como líder do Grupo F, e único time sem sofrer nenhuma derrota.

As nove vitórias representam uma boa campanha neste Mundial, em especial esta sobre a Rússia, considerado um dos maiores adversários da seleção brasileira no momento. Mas, o jogo rendeu algumas preocupações para Bernardinho e sua comissão técnica. O oposto Wallace caiu no segundo set, sentiu o tornozelo e precisou ser substituído; o central Sidão sentiu o joelho e o ponteiro Murilo, a coxa.

O médico da seleção, Álvaro Chamecki, passa as primeiras impressões sobre os jogadores, mas explica que respostas mais concretas apenas nesta segunda-feira (15.09), quando Sidão e Murilo farão exames.

“O Wallace teve um entorse no tornozelo direito, mas não parece nada muito grave. O problema é que o tempo até o próximo jogo é curto. Vamos começar o tratamento com fisioterapia e medicação para ver como vai evoluir. O Sidão já vinha com uma dor no joelho direito e hoje sentiu um pouquinho mais forte. Amanhã, vamos fazer um exame por precaução para ver se houve ruptura parcial do tendão, mas, a princípio, não parece preocupante. O Murilo sentiu uma fisgada na coxa direita e precisamos de um exame de imagem para saber se tem lesão muscular e se vamos conseguir colocá-lo em condição de jogo”, disse Chamceki.

Fora da lista de preocupações, o oposto Leandro Vissotto entrou no lugar de Wallace e foi o maior pontuador da partida, com 15 acertos (12 de ataque e três de bloqueio).

“Ganhar um jogo como esse, contra a Rússia, dá moral ao nosso time, já que o caminho é longo. Ao mesmo tempo, não podemos achar que porque ganhamos essa partida, está tudo resolvido. Ainda temos outros importantes jogos pela frente e temos que manter o foco e a cabeça serena. A partir de agora começa a parte mais difícil do campeonato e temos que manter o bom ritmo que tivemos nas primeiras fases”, explicou Vissotto.

Até aqui, a seleção dirigida pelo técnico Bernardinho venceu, na primeira fase, a Alemanha, a Tunísia e a Finlândia, por 3 sets a 0, a Coréia do Sul por 3 a 2, e a seleção de Cuba, por 3 a 1. Já na segunda etapa do Mundial, a equipe verde e amarela bateu Bulgária, China e Canadá, por 3 sets a 0.

A seleção brasileira masculina de vôlei conheceu, na noite deste domingo (14.09), os adversários da terceira fase do Campeonato Mundial. Após sorteio, o Brasil, novo integrante do Grupo H, terá a Polônia e a Rússia como adversários nesta próxima etapa e, pela primeira vez, terá nova casa na competição: a Atlas Arena, na cidade de Lodz. A equipe verde e amarela viaja nesta segunda-feira (15.09), de Katowice, onde fez os nove primeiros jogos, para a nova sede.

Único time invicto na competição e classificado como primeiro colocado do Grupo F, o Brasil terá a Polônia, dona da casa, como adversário no primeiro confronto. A partida será na terça-feira (16.09), às 15h25. Depois, na quarta (17.09), enfrentará a Rússia no mesmo horário. Os dois jogos terão transmissão ao vivo do canal SporTV.