Na reedição da última final olímpica, melhor para os Estados Unidos. Nesta SEGUNDA-FEIRA (30.07), a seleção brasileira feminina de vôlei foi superada pelas americanas por 3 sets a 1 (25/18, 25/17, 22/25 e 25/21), em 1h56 de jogo, no Earls Courts, em Londres. As brasileiras estão no grupo B, ao lado dos Estados Unidos, da China, da Turquia, da Sérvia e da Coréia do Sul.
Com o resultado, o time verde e amarelo caiu para o quarto lugar no grupo B, com dois pontos. As chinesas lideram, com seis, seguidas pelas americanas com a mesma pontuação das asiáticas, mas com um pior saldo de pontos, e pela Coréia do Sul, com quatro.
Nesta QUARTA-FEIRA (01.08), as brasileiras, atuais campeãs olímpicas, buscarão a recuperação no torneio contra a Coréia do Sul, às 18h.
A oposto Destinee Hooker, campeã da última edição da Superliga feminina pelo Sollys/Nestlé, foi a maior pontuadora da partida com 23 acertos. Pelo lado do Brasil, a oposto Sheilla marcou 15 pontos. A central Thaisa, com 11 acertos, também teve uma boa pontuação.
A ponteira Jaqueline elogiou a equipe americana. “Os Estados Unidos jogaram taticamente muito bem. Nós cometemos muitos erros, o que não pode acontecer contra elas. Ainda temos muito campeonato pela frente. Agora precisamos estudar o que fizemos de errado nesta partida”, analisou Jaqueline.
O treinador José Roberto Guimarães também fez uma análise do time brasileiro. “Não gostei da forma que jogamos no primeiro e no segundo sets. A partir do terceiro, atuamos melhor, mas ainda comentemos muitos erros, principalmente de saque. Contra os Estados Unidos não podemos ter um número tão grande de erros”, afirmou o treinador da equipe verde e amarela.
Pelo lado dos Estados Unidos, a ponteira americana Logan Tom, que anotou 12 pontos, aprovou a atuação da equipe. “Jogamos melhor do que contra a Coreia do Sul na estreia. Estamos mais ambientadas ao ginásio. Essa vitória foi importante para o nosso grupo”, disse Logan Tom.
O JOGO
Depois de um grande rallly, as brasileiras fizeram o primeiro ponto do jogo com uma largada da oposto Sheilla. A partida começou equilibrada. Na primeira parada técnica, o time verde e amarelo tinha um ponto de vantagem (8/7). Com um bloqueio da oposto Hooker sobre um ataque da ponteira Paula Pequeno, os Estados Unidos abriram três (14/11). Se aproveitando dos erros de recepção das brasileiras, as americanas aumentaram a vantagem e fecharam o primeiro set por 25/18.
A vitória no primeiro set fez bem aos Estados Unidos. Com boas defesas e jogando com velocidade, as americanas conseguiram três de vantagem (6/3). Quando o placar estava 10/7 para os Estados Unidos, o treinador José Roberto Guimarães trocou as ponteiras. Entrou Fernanda Garay e saiu Jaqueline. Logo depois, foi a vez da levantadora Dani Lins e da central Adenízia entrarem nos lugares de Fernandinha e Thaisa, respectivamente. Mesmo com as substituições, as americanas mantiveram o domínio do jogo e venceram a segunda parcial por 25/17.
O Brasil veio para o terceiro set com a levantadora Dani Lins no lugar de Fernandinha. A mudança fez bem para o time verde e amarelo que abriu cinco (8/3). Os Estados Unidos voltaram a sacar com eficiência e encostaram no placar (9/7). E foi com uma boa sequência de saques da ponteira Larson que as americanas viraram o marcador e foram para o segundo tempo técnico com um de vantagem (16/15). O set ficou disputado ponto a ponto. Fernanda Garay cresceu de produção no final da parcial e o Brasil fechou o terceiro set por 25/22.
Os Estados Unidos voltaram melhores para o quarto set e abriram três (8/5). O técnico José Roberto Guimarães trocou as levantadoras. Saiu Dani Lins e entrou Fernandinha. A substituição fez bem ao time verde e amarelo que encostou (13/11). As americanas voltaram a abrir e Dani Lins retornou para a partida. Tandara entrou para sacar e conseguiu um ace (18/16). O jogo seguiu equilibrado, mas as americanas foram melhores no final e venceram o quarto set por 25/21 e o jogo por 3 sets a 1.
EQUIPES:
BRASIL – Fernandinha, Sheilla, Paula Pequeno, Jaqueline, Fabiana e Thaisa. Líbero – Fabi
Entraram: Tandara, Natália, Fernanda Garay, Dani Lins e Adenízia
Técnico – José Roberto Guimarães
EUA – Berg, Hooker, Tom, Larson, Akinradewo e Harmotto. Líbero – Davis
Entraram: Miyashiro, Thompson e Haneef-Park
Técnico – Hugh McCUTCHEON