O Brasil já pode comemorar seu primeiro título no Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Com Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa na decisão da segunda etapa do ano, que acontece em Sanya, na China, o país já garantiu a primeira medalha de ouro na temporada olímpica. As duas principais duplas nacionais medirão forças à meia-noite (de Brasília) deste DOMINGO (29.04), com transmissão ao vivo no canal Esporte Interativo. Chen Xue/Zhang Xi, da China, e Hansel/Montagnolli, da Áustria, disputarão o bronze.
Juliana e Larissa, que perderam para Talita e Maria Elisa na rodada das quartas em Sanya, precisaram de duas vitórias neste SÁBADO (28.04) para retomar o caminho até a decisão. Primeiro, a dupla, atual campeã da etapa chinesa, superou as australianas Bawden e Palmer por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/15.
Na semifinal, as brasileiras derrotaram as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, mesmo apoiadas pela torcida local, também em dois sets, com parciais de 21/17 e 21/16. É a primeira final das hexacampeãs do Circuito Mundial na temporada.
“A dupla chinesa é muito perigosa. Elas mantêm um ritmo muito constante e é sempre difícil enfrentá-las. Nunca vencemos jogando igual da última vez, sempre temos que buscar alguma coisa diferente. Elas formam um ótimo time e estão melhorando muito”, avalia Juliana.
Invictas, Talita e Maria Elisa chegam à decisão com cinco vitórias nas areias chinesas. Na última delas, na semifinal, as brasileiras levaram a melhor sobre as austríacas Montagnolli e Hansel, vencendo por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/17.
As brasileiras, que foram vice-campeãs da etapa de abertura da temporada, em Brasília (DF), no último final de semana, voltam à decisão buscando o primeiro título do ano.
“A final será muito dura. São duas duplas que se enfrentam por todo o ano e, por isso, se conhecem muito bem. Será um ótimo jogo e teremos que fazer o nosso melhor. Ganhamos delas na sexta, mas sabemos que a final será um jogo diferente”, comenta Talita, referindo-se à vitória por 2 a 0 (21/17 e 21/18) nas quartas de final.
O embate nas areias chinesas será o 36º entre as duplas. Juliana e Larissa levam vantagem no retrospecto, com 26 vitórias contra nove das rivais.