×

Esporte

Vôlei de Praia: Duplas brasileiras conhecem adversários até a final

Depois de passarem com 100% de aproveitamento pela primeira fase dos Jogos Olímpicos de Londres, as duplas de Vôlei de Praia do Brasil conheceram, na noite desta QUINTA-FEIRA (02.08), o caminho até a decisão pela fase eliminatória da competição, que acontece na arena montada no Horse Guards Parade. Ricardo/Pedro Cunha e Juliana/Larissa voltam à quadra nesta SEXTA-FEIRA (03.08) para a rodada das oitavas de final. Alison/Emanuel e Talita/Maria Elisa só jogarão no SÁBADO (04.08). Os quatro jogos dos brasileiros serão transmitidos ao vivo pelo canal Sportv.

A colocação das duplas masculinas do Brasil nas chaves da fase eliminatória permite uma inédita final olímpica brasileira em Londres, já que Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha terão caminhos diferentes até a decisão. No feminino, por outro lado, Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa podem se cruzar já nas semifinais.

Ricardo e Pedro Cunha, que não perderam sets na primeira fase, disputarão a rodada das oitavas de sexta, às 17h (de Brasília), contra os espanhóis Pablo Herrera e Adrian Gavira. Nos dois primeiros jogos que disputaram contra os espanhóis no Circuito Mundial, os brasileiros levaram a melhor.

Passando pelos espanhóis, Ricardo e Pedro terão pela frente a dupla que vencer a partida entre Julius Brink/Jonas Reckermann, da Alemanha, e Aleksandrs Samoilovs/Ruslans Sorokins, da Letônia. São possíveis adversárias dos brasileiros na semifinal as duplas Richard Schuil/Reinder Nummerdor, da Holanda, Bella/Patrick Heuscher, da Suíça, Paolo Nicolai/Daniele Lupo, da Itália, e Todd Rogers/Phil Dalhausser, dos Estados Unidos.

Líderes do ranking olímpico, Alison e Emanuel terão pela frente os alemães Jonathan Erdmann e Kay Matysik, no sábado, às 6h (de Brasília). Os brasileiros venceram sete dos 11 jogos que já disputaram com a dupla alemã no Circuito Mundial.

Se passarem pelos alemães mais uma vez, os brasileiros jogarão contra os vencedores de Grzegorz Fijalek/Mariusz Prudel, da Polônia, e Sascha Heyer/Sebastian Chevallier, da Suíça, nas quartas. Na semifinal, os campeões mundiais poderão confrontar Martin Plavins/Janis/Smedins, da Letônia, Tarjei Skarlund/Martin Spinnangr, da Noruega, Serguey Prokopiev/Konstantin Semenov, da Rússia, ou Jake Gibb/Sean Rosenthal, dos Estados Unidos.

As quartas de final do torneio masculino serão na SEGUNDA-FEIRA (06.08), as semifinais na TERÇA-FEIRA (07.08) e a final e a disputa de terceiro lugar na QUINTA-FEIRA (09.08).

No feminino, as líderes do ranking Juliana e Larissa disputarão as oitavas na sexta, às 10h (de Brasília), contra as holandesas Madelein Meppelink e Sophie Van Gestel. Em três confrontos no Circuito Mundial, as vitórias foram sempre brasileiras.

Superando as holandesas, as campeãs mundiais terão uma dupla alemã pela frente nas quartas: Katrin Holtwick/Ilka Semmler, rival na primeira fase, ou Sara Goller/Laura Ludwig.

Primeiras colocadas no Grupo E, Talita e Maria Elisa jogarão no sábado, a partir das 14h, contra as tchecas Kristyna Kolocova e Marketa Slukova. Rivais em cinco ocasiões no Circuito Mundial, as tchecas nunca superaram as brasileiras.

A sequência deste cruzamento será contra Simone Kuhn e Nadine Zumkehr, da Suíça, ou Jennifer Kessy/April Ross, dos Estados Unidos.

Os confrontos do lado oposto das chaves das brasileiras são Kerri Walsh/Misty May, dos Estados Unidos, contra Sanne Keizer/Marleen Van Iersel, da Holanda, Elsa Baquerizo/Liliana Fernandez, da Espanha, contra Greta Cicolari/Marta Menegatti, da Itália, Ekaterina Khomyakova/Evgeniya Ukolova, da Rússia, contra Chen Xue/Zhang Xi, da China, e Doris Schwaiger/Stefanie Schwaiger, da Áustria, contra Anastasia Vasina/Anna Vozakova, da Rússia.

A programação de jogos do torneio feminino tem as quartas de final no DOMINGO (05.08), as semifinais na TERÇA-FEIRA (07.08) e a final e a disputa de terceiro lugar na QUARTA-FEIRA (08.08).