×

Esporte

Vôlei de Praia dá a partida para disputar as Olimpíadas

Disputa nas areias cariocas iniciará a luta para estar na Seleção em 2016

O saque inicial para o vôlei de praia brasileiro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (RJ), será dado justamente na cidade maravilhosa. De sexta-feira (31.10) a domingo (02.11), será realizada a primeira fase da Continental Cup, competição que garante uma vaga aos Jogos ao campeão. O torneio será disputado na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, contra duplas da Guiana e Guiana Francesa. A entrada aos torcedores é franca.

O Brasil será representado por quatro duplas, duas em cada gênero. Álvaro Andrade/Léo Vieira e Vinícius Gomes/Ralph Cabral buscam a vaga no torneio masculino, enquanto Roberta Glatt/Carolina Freitas e Paula Hoffman/Thais Belota disputam o primeiro lugar da chave feminina na Urca. Apesar de jovens, os atletas brasileiros chegam com ‘bagagem internacional’ para a primeira fase da disputa.

Roberta Glatt, 19 anos, disputou o Campeonato Mundial Sub-21 em 2013 e 2014, além de uma etapa do Circuito Sul-Americano. Paula Hoffmann, um ano mais nova, disputou o Campeonato Mundial Sub-19 também nas duas últimas temporadas. Ambas são cariocas e admitem a expectativa de defender o país justamente no palco da próxima Olimpíada.

“Representar o Brasil é sempre muito bom, não estava esperando e fiquei bastante feliz com a convocação. É uma competição da federação internacional, dá vaga aos Jogos, é muito importante e quero apresentar um bom papel. Acredito que as experiências internacionais anteriores vão ajudar, tira um pouco daquele nervosismo. Além disso, minha família e amigos devem estar presentes para nos incentivar. Fazer parte de um ciclo como esse motiva para que um dia possa defender o Brasil em uma Olímpíada”, disse Roberta Glatt.

Quem também chega empolgado é o brasiliense Léo Vieira. Campeão da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional ao lado do paraibano Jô, ele treina duro para não ser surpreendido pelas duplas da Guiana e Guiana Francesa, que nunca se classificaram para uma Olimpíada. Os treinamentos com Álvaro Andrade foram intensificados para aumentar o entrosamento e a sintonia da dupla.

“Álvaro Andrade e eu jogamos juntos um torneio Sub-21 há três anos, mas treinamos no mesmo centro de treinamento, o Instituto Evokar, e estamos intensificando os trabalhos nas últimas semanas, disputando partidas de treinamento juntos. Não conhecemos os adversários, podem ser times pouco experientes, com nível mais baixo, ou podem ser atletas com potencial. Temos que estar preparados para jogos duros”, disse Léo Vieira.

Além dos times brasileiros, a competição feminina contará com Lysiane Larcher/Ophélie Tuybens e Springer/Marie-Claire, da Guiana Francesa, e Samaro/Adams e Whittington/Davis, da Guiana. No masculino, os times Gilles Koffi/Jean-Christi e Pulval/Bourassi representam a Guiana Francesa, enquanto Creston Rodney/Ryan Munroe e Ian Bagot/Adriel Moore representam a Guiana.

Criada em 2010, a Continental Cup funciona como pré-olímpico continental para o vôlei de praia. Os países campeões de cada um dos cinco torneios (América do Sul, Américas do Norte e Central, Europa, Ásia e África) garantirão uma vaga aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Caso este mesmo país venha a conquistar duas vagas olímpicas através do Circuito Mundial ou do Campeonato Mundial, não poderá disputar a fase final do torneio.

A Continental Cup será disputada em três fases, sendo realizada até junho de 2016. Na primeira delas, os países da América do Sul serão divididos em quatro grupos compostos por três seleções (no masculino e feminino), definidos pela localização geográfica.

As duplas de cada país se enfrentam no sistema ‘todos contra todos’, com vitória valendo dois pontos e a derrota um. O campeão de cada grupo avança direto à terceira e última fase, que ocorre apenas em 2016. Enquanto isso, os segundos e terceiros colocados disputam a segunda fase, em 2015, buscando as últimas duas vagas junto aos primeiros de cada chave, classificados antecipadamente.

Na última etapa, com seis seleções e também no formato ‘todos contra todos’, o primeiro colocado garante a vaga olímpica. As seleções que terminarem em segundo e terceiro lugar também garantem vaga para disputa do World Cup Olympic Qualification Tournament (Pré-Olímpico Mundial), que distribuirá mais duas vagas à Olimpíada ao campeão e vice.

TABELA DE JOGOS MASCULINOS:

SEXTA-FEIRA – 31.10.14
Ian Bagot/Adriel Moore (GUY2) x Gilles Koffi/Jean-Christi (GUF1)
Creston Rodney/Ryan Munroe (GUY1) x Pulval/Bourassi (GUF2)
Ian Bagot/Adriel Moore (GUY2) x Pulval/Bourassi (GUF2)
Creston Rodney/Ryan Munroe (GUY1) x Gilles Koffi/Jean-Christi (GUF1)

SÁBADO – 01.11.14
Álvaro Andrade/Léo Vieira (BRA2) x Gilles Koffi/Jean-Christi (GUF1)
Vinícius Gomes/Ralph Cabral (BRA1) x Pulval/Bourassi (GUF2)
Álvaro Andrade/Léo Vieira (BRA2) x Pulval/Bourassi (GUF2)
Vinícius Gomes/Ralph Cabral (BRA1) x Gilles Koffi/Jean-Christi (GUF1)

DOMINGO – 02.11.14
Álvaro Andrade/Léo Vieira (BRA2) x Creston Rodney/Ryan Munroe (GUY1)
Vinícius Gomes/Ralph Cabral (BRA1) x Ian Bagot/Adriel Moore (GUY2)
Álvaro Andrade/Léo Vieira (BRA2) x Ian Bagot/Adriel Moore (GUY2)
Vinícius Gomes/Ralph Cabral (BRA1) x Creston Rodney/Ryan Munroe (GUY1)

TABELA DE JOGOS FEMININOS:

SEXTA-FEIRA – 31.10.14
Paula Hoffmann/Thais Belota (BRA2) x Lysiane Larcher/ Ophélie Tuybens (GUF1)
Roberta Glatt/Carolina Freitas (BRA1) x Springer/Marie-Claire (GUF2)
Paula Hoffmann/Thais Belota (BRA2) x Springer/ Marie-Claire (GUF2)
Roberta Glatt/Carolina Freitas (BRA1) x Lysiane Larcher/ Ophélie Tuybens (GUF1)

SÁBADO – 01.11.14
Samaro/Adams (GUY2) x Lysiane Larcher/ Ophélie Tuybens (GUF1)
Whittington/Davis (GUY1) x Springer/Marie-Claire (GUF2)
Samaro/Adams (GUY2) x Springer/Marie-Claire (GUF2)
Whittington/Davis (GUY1) x Lysiane Larcher/ Ophélie Tuybens (GUF1)

DOMINGO – 02.11.14
Paula Hoffmann/Thais Belota (BRA2) x Whittington/Davis (GUY1)
Roberta Glatt/Carolina Freitas (BRA1) x Samaro/Adams (GUY2)
Paula Hoffmann/Thais Belota (BRA2) x Samaro/Adams (GUY2)
Roberta Glatt/Carolina Freitas (BRA1) x Whittington/Davis (GUY1)