Brasileiros se enfrentam e uma das duplas estará na decisão
O Brasil já está na final do torneio masculino do Grand Slam de Xangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013. Isso porque Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Ricardo/Álvaro Filho farão uma das semifinais neste SÁBADO (04.05), o que já garante o primeiro pódio brasileiro na atual edição da competição. No Open de Fuzhou (CHN), eles chegaram a se enfrentar, ainda pela fase de grupos, e Ricardo e Álvaro Filho levaram a melhor.
Foi mesmo um dia decisivo no Beach Volleyball Centre Court. Bruno Schmidt e Pedro Solberg, única dupla brasileira ainda invicta em Xangai, voltaram a apresentar o melhor voleibol que os levaram ao título da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil e não deram chances aos seus adversários. Nas oitavas de final, venceram os suíços Chevallier e Kovatsch por 2 a 0 (22/20 e 21/4) e, nas quartas, carimbaram a vaga na semifinal com uma vitória sobre Brink/Fuchs (ALE) também por 2 a 0 (21/19 e 22/20).
Já Ricardo e Álvaro Filho, que terminaram em segundo lugar no seu grupo, tiveram que superar uma segunda fase eliminatória para chegarem às oitavas. E o fizeram com personalidade: 2 a 1 (21/13, 16/21 e 15/10) sobre os chineses Xu e P.Gao. O que fez a dupla reencontrar os americanos Rosenthal e Dalhausser, que os eliminaram nas semifinais do Open de Fuzhou e acabaram campeões da etapa. Em mais um jogo muito equilibrado, o troco: 2 a 1, parciais de 21/19, 19/21 e 15/13. Nas quartas, os brasileiros derrotaram Fijalek/Prudel (POL) por 2 a 0 (21/18 e 21/17) e se garantiram na semifinal.
“Hoje foi um dia em que fomos testados de todas as maneiras. Enfrentamos três duplas muito fortes, foram partidas duras, o cansaço foi enorme, mas nossa concentração falou mais alto. Vencemos os chineses no tie-break, depois tivemos um jogo complicado com Rosenthal e Dalhausser, contra quem já havíamos jogado em Fuzhou, e erramos muito pouco contra os poloneses. Temos menos de dois meses de parceria apenas, ainda estamos nos ajustando, ganhando sintonia, e esses resultados nos enchem de confiança. Só temos a crescer”, declarou o campeão olímpico Ricardo.
O adversário de Bruno Schmidt/Pedro Solberg ou de Ricardo/Álvaro Filho na grande decisão em Xangai sairá do duelo entre Gibb/Patterson (EUA) e Kadziola/Szalankiewicz (POL). Lembrando que semifinais, finais e disputa de terceiro lugar acontecerão na madrugada deste sábado (horário de Brasília).
Mas ainda havia uma outra parceria verde e amarela na briga. Apesar do ótimo desempenho nesta sexta-feira, Vitor Felipe e Evandro acabaram eliminados nas quartas de final pelos americanos Gibb e Patterson, que não tiveram vida fácil: 2 a 1, parciais de 24/22, 20/22 e 15/9. Para chegaram até ali, os brasileiros já tinham vencido os austríacos Doppler e Horst por 2 a 1 (21/15, 18/21 e 15/8), numa segunda rodada classificatória, e superado Brouwer/Meeuwsen (HOL) por 2 a 0 (21/18 e 21/16) nas oitavas de final.
