×

Esporte

Vôlei de Praia: Brasil conquista etapa disputada na Holanda

Brasileiros dominaram o pódio na etapa disputada na Holanda

O final de semana que começou histórico terminou com mais marcas e títulos quebrados para o Brasil. Calando uma arena lotada em Haia, com mais de 5 mil pessoas, Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) venceram em uma virada incrível os holandeses Reinder Nummerdor e Christiaan Varenhorstpor por 2 sets a 1 (21/12, 14/21, 20/22). Na superação, os brasileiros salvaram cinco match points adversários na tarde deste domingo (05.07) para fazer história. A campanha teve oito vitórias e apenas dois sets perdidos em todo torneio.

Completando a festa, Pedro Solberg e Evandro (RJ) superaram os norte-americanos Theo Brunner e Nick Lucena na disputa do bronze, vencendo por 2 sets a 0 (22/20, 21/13). Com as cinco medalhas conquistadas em seis disputadas – contando o torneio feminino – o Brasil consegue o melhor desempenho da história dos Mundiais, disputados a cada dois anos desde 1997. No último sábado, Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) foi ouro, Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) levaram a prata e Juliana/Maria Elisa (CE/PE) ficou com o bronze.

Assim como no feminino, o Brasil também assegura a segunda vaga do país nos Jogos Olímpicos de 2016. A conquista, porém, pertence ao país campeão do Campeonato Mundial, e não ao time vencedor. A classificação também poderia ser obtida através da Continental Cup, do Circuito Mundial e da Repescagem Mundial. A primeira vaga já era garantida pelo fato de o Brasil ser o país-sede.

As duas medalhas foram coroadas com mais quatro prêmios individuais. Bruno Schmidt foi eleito o melhor atacante do torneio, Pedro Solberg ganhou a honra de maior pontuador. O carioca Evandro foi eleito o jogador de melhor saque, além de ter o saque mais rápido. Os holandeses Varenhorst, melhor bloqueador, e Nummerdor, melhor jogador da competição, encerraram a lista dos destaques do torneio.

O título representa uma importante marca para Alison, que venceu a competição em 2011, ao lado do ex-parceiro Emanuel, e ficou com a prata ao lado de Harley, em 2009. Ele se iguala a Adriana Behar e Shelda, vencedoras em 1999 e 2001, ficando atrás apenas de Emanuel. tricampeão do torneio. Tudo isso, apenas cinco meses após o ‘Mamute’ retornar de duas operações. Já Bruno Schm