Larissa e Talita lideram a corrida para as Olimpíadas
Larissa e Talita (PA/AL) escreveram mais um capítulo da acirrada rivalidade entre Brasil e Estados Unidos na história do vôlei de praia. Na tarde deste domingo (23.08), as campeãs brasileiras venceram a tricampeã olímpica Kerry Walsh e sua parceira, a medalhista olímpica April Ross, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/16), em 54 minutos, na final do Grand Slam de Long Beach, na casa das adversárias.
Este foi o oitavo ouro de duplas brasileiras femininas em 11 etapas disputadas no Circuito Mundial 2015. A vitória rende uma premiação de 57 mil dólares às campeãs, que também somam 800 pontos no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e na corrida olímpica brasileira. A capixaba e a sul-mato-grossense lideram a disputa por uma vaga aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com 4.040 pontos (veja o quadro completo abaixo).
A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma feminina conquistarão a classificação para os Jogos de 2016 com a pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio). Os times descartarão os dois piores resultados ao longo da campanha.
Este é o oitavo título de Circuito Mundial da dupla brasileira, o quarto apenas nesta temporada – elas já haviam vencido o Grand Slam de Moscou e os Major Series de Porec e Gstaad em 2015. Em toda carreira, Larissa soma 54 medalhas de ouro em etapas internacionais, sendo a maior vencedora da história. Já Talita alcança sua 26ª conquista somando títulos com outras parceiras, aparecendo na sétima colocação geral da história.
