Bernardinho diz que equipe vai melhorar
A oito dias da estreia no Campeonato Mundial masculino de vôlei, na Itália, a seleção brasileira foi derrotada nesta SEXTA (17.09) no primeiro dos três amistosos contra a Alemanha. O Brasil perdeu por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 20/25, 25/20, 20/25 e 13/15, em jogo disputado na arena Ludwigsburg, na cidade alemã de mesmo nome.
Brasil e Alemanha voltarão a se enfrentar neste DOMINGO (19.09), a partir das 13 horas (horário de Brasília), na cidade de Russelsheim. A série de amistosos será encerrada na TERÇA (21.09), em Heidelberg, onde a partida acontecerá às 14 horas (horário de Brasília).
A série amistosa serve como preparação das duas seleções para o Mundial. A estreia do Brasil será no dia 25, contra a Tunísia, em Verona, pelo grupo B. Já a Alemanha entrará em quadra pela primeira vez contra a Sérvia, na mesma data, em Trieste, na chave F.
O JOGO
Giba começou virando todas as bolas do Brasil e marcou 3/1 no primeiro set. A seleção brasileira sacou bem e aproveitou os contra-ataques. O time chegou ao primeiro tempo técnico com 8/5, depois de um saque desperdiçado pela Alemanha. Com o central Lucas, a seleção brasileira abriu quatro pontos: 15/11.
Mas foi a vez dos alemães sacarem bem para empatar o set em 16 pontos. O oposto Vissotto acertou a mão e marcou duas vezes seguidas: 17/16 e 18/16. Com 24/22 no placar, o Brasil ainda desperdiçou duas chances de fechar – com erro de saque e no ataque. Lucas selou a vitória por 25/22.
No saque de Grozer, os alemães começam bem o segundo set. A equipe europia chega a abrir três pontos de vantagem: 5/2 e 6/3. A seleção brasileira vacilou em três momentos consecutivos – um erro de passe e dois de ataque. Com isso, a Alemanha abriu seis pontos: 11/5, 16/10 e 17/11. Bernardinho fez a inversão 5-1 e colocou o levantador Bruno e o oposto Théo.
Apesar dos dois pontos de bloqueio da seleção brasileira – um com Murilo, e outro com Théo e Rodrigão -, os alemães mantiveram a diferença no set. No ace de Grozer, a Alemanha empatou o jogo vencendo o segundo set por 25/20.
Os alemães chegaram ao primeiro tempo técnico do terceiro set na frente após um erro de saque do Brasil: 8/7. O time europeu, que é comandado pelo argentino Raúl Lozano, ainda abriu dois pontos: 10/8. A reação brasileira veio após o empate em 12/12. Com Giba no saque, o Brasil fez 14/12. Em seguida, o central Lucas marcou dois bloqueios consecutivos: 16/12. Murilo virou as bolas no final do set, e a seleção brasileira chegou à vitória por 25/20.
O Brasil chega em desvantagem no primeiro tempo técnico do quarto set. Os alemães fizeram 8/7 após um novo erro de passe. A Alemanha ainda marcou mais três pontos – um no ataque desperdiçado pela seleção brasileira e dois contra-ataques: 11/7. A diferença permaneceu até 12/8 e 16/12.
Os alemães ainda aumentaram a vantagem para seis pontos no quarto set, fazendo 23/16. O Brasil tentou a reação. Giba marcou o 17º ponto. Em seguida, Giba e Sidão bloquearam o ataque adversário: 23/18. O central Sidão apareceu de novo para marcar o 19º ponto. Giba, depois de uma boa defesa de Bruno, fez o 20º ponto. Mas no bloqueio, a Alemanha chegou à vitória por 25/20.
Murilo, no saque, colocou o Brasil em vantagem no tie-break. A seleção brasileira perdia por 1/3, e o ponteiro, no serviço, desestabilizou a recepção alemã. Foram dois aces de Murilo, dois bloqueios de Théo e outro triplo com Giba, Théo e Rodrigão. Com Giba, o time brasileiro ainda marcou o nono ponto, fazendo 9/3. Depois disso, o Brasil precisava apenas administrar a vantagem.
Mas os alemães não se desesperaram e buscaram a vitória. Em uma sensacional reação, a Alemanha chegou à vitória por 15/13, em um erro de ataque do Brasil.
EQUIPES
BRASIL – Marlon, Vissotto, Lucas, Rodrigão, Giba e Murilo. Líbero – Mario Jr
Entraram – Bruno, Théo, João Paulo Tavares e Sidão
Técnico – Bernardinho
ALEMANHA – Steuerwald, Günthor, Böhme, Grozer, Kromm e Schwarz. Líbero – Ferdinand
Entraram – Schöps, Tisher e Günthor
Técnico – Raúl Lozano
