×

Esporte

Vôlei: Brasil perde novo jogo para a Alemanha, antes do Mundial

Seleção decepcionou nos amistosos

No seu terceiro e último amistoso na Alemanha, a seleção brasileira masculina foi derrotada pelos donos da casa por 3 sets a 0, com parciais de 17/25, 21/25 e 19/25, em Heidelberg. Nesta QUARTA (22.09), o Brasil segue para Verona, na Itália, onde no próximo SÁBADO (25.09) começará a luta pelo tricampeonato mundial. Schöps foi o principal pontuador do jogo, com 22 pontos. Pelo lado brasileiro, Murilo marcou 12 vezes.

Antes da partida, Bernardinho teve que efetuar algumas mudanças na equipe anunciada na véspera. O ponteiro Dante sentiu dores nas costas durante o aquecimento e acabou substituído pelo capitão Giba. O time também não pode contar com o levantador Marlon, com problemas fisiológicos. Bruno jogou todo o jogo. Bernardinho optou ainda por colocar Sidão, que havia jogado pouco os dois outros amistosos, junto com Lucas, no meio de rede.

Após a derrota, o técnico Bernardinho disse que a equipe se abateu diante dos erros sucessivos. “Sem tirar os méritos da Alemanha, esta foi uma das piores partidas que fizemos nestes dez anos. Jogamos muito abaixo do normal. É difícil até mesmo explicar o motivo. Durante a partida, o time foi se abatendo com os erros e não conseguiu encontrar o caminho de volta. Foi uma questão de postura. Agora vamos conversar estes dias e tentar recuperar os atletas que não estão cem por cento para que possamos estrear bem no Mundial”.

Rodrigão, que entrou no terceiro set, concorda com o técnico Bernardinho. “Não conseguimos fazer nada de bom neste jogo. Desanimamos a partir do momento que as nossas bolas não caíam. A Alemanha nos marcou bem, bloqueou nossos ataques e também defendeu bem. Nosso ataque não funcionou. Perdemos a paciência”.

O ponteiro João Paulo Bravo, que também entrou no terceiro set, apontou o saque como uma das principais deficiências da seleção brasileira na partida. “Nosso saque não ofereceu pressão para a Alemanha, e com o passe na mão, é difícil jogar contra eles”.

A Alemanha terminou a série amistosa com duas vitórias – venceu a primeira partida por 3 sets a 2. Na “Era Bernardinho” foi a 15ª vez que as duas seleções se enfrentaram, e foi a segunda derrota sofrida pelo Brasil para os alemães.

O JOGO

No primeiro set o equilíbrio foi predominante até o oitavo ponto. A seleção brasileira ainda passou à frente após uma finalização de Murilo, fazendo 9/8, mas depois disso, os alemães dominaram, principalmente, se aproveitando dos erros do Brasil no ataque. No bloqueio, a equipe europeia chegou à vitória por 25 a 17.

Com dois aces de Schwarz e um erro de ataque do Brasil, a Alemanha chegou à frente no primeiro tempo técnico do segundo set: 8/3. A diferença diminuiu com um ace de Murilo: 6/9. Na segunda parada técnica, os alemães já tinham cinco pontos de vantagem: 16/11. No final do set, com uma finalização de Théo e um bloqueio de Lucas, a diferença diminuiu para apenas dois pontos: 19/21. Mas a Alemanha garantiu a vitória na segunda parcial por 25/21.

A seleção brasileira voltou a cometer muitos erros no terceiro set, especialmente, no ataque e no saque. Os alemães chegaram aos dois tempos técnicos com a vantagem de 8/4 e 16/13, e conseguiram administrar o jogo até o fim para vencerem por 25 a 19.

EQUIPES

BRASIL – Bruno, Vissotto, Lucas, Sidão, Murilo e Giba. Líbero – Mário Jr

Entraram – Théo, João Paulo Bravo, Rodrigão e João Paulo Tavares.

Técnico – Bernardinho

ALEMANHA – Steuerwald, Schöps, Böhme, Kromm, Günthor e Schwarz. Líbero – Tiller.

Entraram – Dünnes e Kaliberda.

Técnico – Raúl Lozano