A largada para a mudança já começou. Nesta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) iniciou a transferência dos cerca de 800 ambulantes que atuam na chamada Feira do Passarinho, localizada em área próxima ao Mercado da Produção. Os primeiros foram os feirantes que tinham pontos na Praça Melo Moraes, que fica em frente ao Palácio do Trabalhador.
A mudança é necessária para o andamento do projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Inicialmente, as 30 barracas foram deslocadas para uma rua ao lado. Permanecem no local, de forma provisória, apenas duas barracas de alvenaria. No entanto, o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcanti, explicou que eles também sairão quando toda a infraestrutura do prédio antigo da Ceasa estiver concluída para receber os comerciantes.
No local, a Prefeitura está ultimando as obras: instalação de redes elétrica e hidráulica e construção de banheiros. A previsão é que os serviços estejam prontos até sexta-feira. “Tão logo as obras fiquem prontas, os comerciantes irão para lá”, afirmou Arnóbio Cavalcanti.
No processo de mudança – que deve durar 30 dias -, a Prefeitura contribuirá colocando caminhões à disposição dos feirantes. Como o prefeito Cícero Almeida anunciou na semana passada, há um projeto na Caixa Economia Federal (CEF) para transformar a área da Antiga Ceasa em Shopping Popular. A previsão de investimento é de R$ 24 milhões.
