×

Maceió

Viva Vida: Semas atende mulheres vítimas de violência

Público-alvo são maceioenses que tenham formalizado denúncia

Os trabalhos que combatem as mais variadas formas de violência e o serviço de atenção às vítimas de violação de direitos, executados pela Secretaria municipal de Assistência Social (Semas), através dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), contam com um reforço importante em relação ao acolhimento e a reinserção da mulher vítima de violência doméstica em Maceió. Trata-se da Casa Abrigo Viva Vida.

Constituída por um serviço de proteção seguro e sigiloso que oferece alimentação, apoio psicológico, jurídico e social às mulheres em situação de violência doméstica – seja física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial – o Viva Vida é mantido pela Semas e conta, na luta contra um dos principais crimes que atingem o sexo feminino, com a parceria de outros órgãos, como a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual (MPE).

O público-alvo dos serviços são as mulheres maceioenses que tenham formalizado denúncia com base na Lei Maria da Penha e possuam o Boletim de Ocorrência (BO). A coordenadora geral das unidades de acolhimento e abrigos da Semas, Eunice Novaes, lembra que, diferentemente dos atendimentos nos Creas, onde as vítimas de violação de direitos não precisam ter idade mínima para serem inseridas nos serviços oferecidos nas unidades, para a assistência na Viva Vida, é necessário possuir a idade mínima de 18 anos.

“Como o Conselho Tutelar já presta assistência às vítimas que são menores de idade, nesta Casa Abrigo os atendimentos são direcionados exclusivamente ao público adulto. Enquanto os Creas atendem qualquer vítima de violação, independentemente do gênero e da idade, este serviço comporta apenas o público feminino, enquadrado em uma situação de vulnerabilidade extrema e sob ameaça” destacou Eunice.

No Viva Vida, as mulheres vítimas de violência doméstica participam de grupos de apoio, oficinas de artesanato e também são encaminhadas a outros programas da rede socioassistencial de Maceió. A maioria delas já recebe as primeiras informações, sobre a Casa Abrigo, no momento em que procuram as delegacias especializadas.

A Semas disponibiliza os números da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE) do órgão para mais detalhes sobre como chegar ao serviço. As dúvidas podem ser retiradas através dos telefones: 3315-6119 e 8882-8219.