×

Esporte

Vitória surpreende e supera o ex-líder Fluminense, no Maracanã

Marquinhos foi o destaque maior na grande vitória baiana

O palco foi o mesmo do ano passado. O maior estádio do mundo, o Maracanã, cenário da final da Copa do Mundo de 2014, com mais de 50 mil pessoas presentes – 44 mil pagantes – viu o Vitória com uma atuação taticamente perfeita voltar a vencer o Fluminense no Rio, desta feita por 2 x 1, gols de Marquinhos. Wagner, impedido, descontou para o time carioca, que estava invicto há quatro jogos sob comando de Cristóvão Borges.

Sem vencer há seis jogos – dois pelas finais do Baiano, dois na Copa do Brasil e dois no Brasileiro – o Vitória foi a campo com uma proposta de jogo bem definida pelo técnico Ney Franco: ser aplicado defensivamente e mortal nos contra-ataques. Nas duas oportunidades que teve, o atacante Marquinhos foi eficiente e marcou os gols.

O Fluminense, é bem verdade, teve mais posse de bola e por diversas vezes ameaçou o gol rubro-negro, principalmente no primeiro tempo. O Vitória somente criou duas oportunidades em chutes de Souza e Caio.

No segundo tempo, o rubro-negro continuou com a proposta inicial, atuando com duas linhas de quatro, e deixando Caio e Souza para puxar os contra-ataques. Caio revezava na função com Marquinhos, que a exemplo de Hugo, teve a tarefa de fechar o flanco do campo e conter o avanço do lateral-esquerdo Carlinhos.

Logo aos 8 minutos do segundo tempo, o Vitória abriu o marcador. Ayrton bateu falta, e após Cavalieri tirar a bola da área, Marquinhos pegou o rebote e acertou um chute forte. A bola desviou em Fred e entrou no ângulo.

Com a vantagem, o jogo ficou à feição para o rubro-negro. Marcando forte, saía em rapidez para os contragolpes quando tinha a bola. Logo depois do gol poderia ter ampliado, mas Souza finalizou para fora.

Aos 38 minutos, o golpe de misericórdia: Juan puxou o contra-ataque e achou Marquinhos na área. O goleador da noite ainda perdeu a passada, mas girou o corpo e completou para ampliar o placar.

A torcida do Flu começou a deixar o estádio e a pequena, mas calorosa torcida rubro-negra, começou a festejar. Nem o gol de Wagner – visivelmente impedido, mas o assistente não assinalou – apavorou o time do Vitória que com competência manteve o resultado e conseguiu seu primeiro triunfo no Brasileiro depois de uma derrota na estreia fora e um empate em casa.

Ficha Técnica

FLUMINENSE 1 X 2 VITÓRIA

BRASILEIRÃO Série A 2014 – 1º Turno – 3ª Rodada
SÁBADO, 4/05, às 18h30 – Estádio do Maracanã, Rio (RJ)

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wagner e Conca; Rafael Sobis (Walter) e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Vitória: Wilson; Ayrton, Dão (Matheus Salustiano), Rodrigo Defendi e Juan; Luiz Gustavo José Welison, Hugo e Marquinhos; Caio e Souza (Vinícius)
Técnico: Ney Franco

Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES-CBF 1), assistido por Ramires Santos Cândido (ES-CBF 1) e Leonardo Mendonça (ES-CBF 1)
Goleadores: Marquinhos (VIT) aos 8 e 38min e Wagner (FLU) aos 43min do 2º tempo
Cartão amarelo: Fred (FLU) e Souza (VIT)
Renda: R$609.195,00
Público: 44.975 pagantes