A Eletrobras Distribuição Alagoas começou a fazer o cadastramento da população que será beneficiada com a entrega de novas geladeiras e lâmpadas fluorescentes. Apenas as famílias afetadas pelas enchentes, que moram em barracas ou em abrigos, serão incluídas no Programa de Eficiência Energética da distribuidora. De acordo com a Eletrobras, a primeira entrega será realizada neste sábado (31) ao município de Branquinha, e no dia 07 de agosto, em Murici.
Durante os próximos dias, a Eletrobras também vai promover palestras educativas sobre o uso seguro de energia, doar lâmpadas fluorescentes compactas para os consumidores dos acampamentos e substituir as incandescentes daqueles já voltaram para suas moradias. Inicialmente serão beneficiadas as famílias que registraram consumo de energia entre 59kw/h e 220 kw/h, antes da catástrofe.
No primeiro levantamento, a distribuidora identificou a necessidade de 2.988 lâmpadas, uma para cada barraca montada nas cidades em estado de Calamidade Pública. De acordo com o gerente da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética, Almir Pereira, os trabalhos nos municípios contarão com a colaboração de parte da equipe do Projeto Agente Ceal nas comunidades, que já realiza um trabalho semelhante na região metropolitana de Maceió.
O projeto desenvolvido nas cidades terá ações a curto, médio e longo prazo. Segundo Almir Pereira, a ideia é de que a partir do próximo ano, quando as moradias levadas pelas enxurradas forem reconstruídas, a Eletrobras continue mantendo o trabalho educativo nas novas casas e realize a troca de lâmpadas e geladeiras de baixo consumo energético, seguindo as regras estabelecidas pelo Programa.
“Nos próximos dias a Eletrobras vai enviar para a Aneel um plano de ação para análise do órgão objetivando que, no caso específico dessas cidades, a agência abra mão de alguns dos critérios impostos na troca de equipamentos e a gente possa realizar as ações com maior agilidade e eficácia”, disse o gerente.