Cerca de 129 mil trabalhadores prejudicados pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco terão direito a antecipar o abono salarial do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep). O Ministério do Trabalho anunciou a medida nesta quinta-feira (15), depois de divulgar os números de trabalhadores com carteira assinada que foram contratados em junho.
A medida prevê a ampliação em dois meses do seguro-desemprego e vai beneficiar trabalhadores de 158 municípios, nos dois estados. Os abonos compreendem um total de R$ 65 milhões.
Têm direito ao abono – que corresponde a um salário mínimo – os trabalhadores que estavam registrados por, no mínimo, 30 dias consecutivos (a partir da segunda metade de 2008) e recebiam salário de até dois salários mínimos mensais no período.
Os recursos estarão disponíveis de 20 de julho a 10 de agosto nas agências da Caixa Econômica Federal, e o saque pode ser feito com o Cartão do Cidadão.
Segundo o ministério, a decisão de antecipar o abono salarial também foi aplicada há dois anos atrás em situação semelhante, quando chuvas causaram estragos no estado de Santa Catarina.