Ação visa garantir a destinação correta do esgoto, proteger o meio ambiente e orientar moradores sobre a importância da regularização
A partir desta terça-feira, 6 de maio, uma operação de vistoria técnica terá início nas redes de esgoto do Conjunto Residencial Velho Chico, em Penedo. A ação, que deve durar cerca de uma semana, tem como objetivo identificar possíveis irregularidades nas ligações de esgoto dos imóveis da região. A iniciativa é conduzida pela concessionária Conasa Águas do Sertão, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Durante as inspeções, as equipes – devidamente uniformizadas e identificadas com crachás – irão circular pelas ruas do bairro para verificar se o esgoto doméstico está sendo encaminhado corretamente à rede coletora, que o conduz até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Também será analisado se a drenagem de águas pluviais, sob responsabilidade da prefeitura, está separada do sistema de esgotamento sanitário.
Como parte da metodologia, será aplicado um corante atóxico e ambientalmente seguro nos ralos e saídas de água de alguns imóveis. O procedimento ajuda a rastrear o caminho percorrido pela água e identificar ligações indevidas entre redes distintas – uma prática que pode causar sérios prejuízos ambientais e estruturais.
A separação correta entre esgoto e águas da chuva é fundamental para a preservação de rios como o São Francisco e para o bom funcionamento das estações de tratamento. “Esta ação em parceria com a Semarh é essencial para assegurarmos que o esgoto coletado no Velho Chico receba o tratamento adequado, enquanto a água da chuva segue seu curso natural. É um passo importante para a saúde ambiental de Penedo e para a qualidade de vida dos moradores”, destacou Tatiane Nogueira Aikawa, diretora operacional da Conasa Águas do Sertão.
O Governo de Alagoas, por meio do programa Mais Água Alagoas, acompanha de perto o trabalho das concessionárias. De acordo com o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o objetivo é alcançar a universalização do saneamento básico no estado até 2033. “Estamos empenhados na união da iniciativa privada com o poder público para garantir 100% de cobertura de abastecimento de água até 2027 e de coleta e tratamento de esgoto até 2033 nas cidades atendidas pela empresa”, afirmou.
Além de contribuir com o meio ambiente, a regularização das ligações também beneficia diretamente os moradores, evitando multas, entupimentos, retorno de esgoto e mau cheiro. As equipes envolvidas na vistoria estarão disponíveis para orientar a população sobre os procedimentos de adequação das redes, quando necessário.
A Conasa Águas do Sertão reforça o pedido de colaboração dos moradores do Velho Chico para que recebam bem os profissionais e permitam o acesso às residências. “A movimentação das equipes identificadas visa trazer melhorias para toda a comunidade”, concluiu Aikawa.
