×

Penedo

Vistoria descarta problemas em barragem do Rio Piauí

Chuvas carrearam material da Ladeira do Pescoço para a cabeceira da ponte

Moradores do povoado Pescoço, situado entre os municípios de Penedo e Coruripe, estão preocupados com a situação da barragem do rio Piauí. O reservatório situado nas imediações da Cooperativa Pindorama (comunidade localizada entre os referidos municípios) estaria com problemas em sua estrutura, risco descartado após vistoria realizada pela prefeitura de Penedo.

O secretário municipal de Serviços e Obras, Mário Jorge Ataíde, esteve nesta quinta-feira, 01, no local e constatou o problema está localizado em um das cabeceiras da ponte que passa sobre a barragem feita no leito do rio Piauí. As chuvas estavam carreando sedimentos para a barragem, escoamento que segue a topografia da estrada que aproveita a declividade de uma ladeira. O material descia inclusive por baixo de uma das cabeceiras da ponte, o que poderia prejudicar a base da estrutura.

De acordo com Mário Jorge, a Cooperativa Pindorama utilizou máquinas para evitar que o material continuasse seguindo para a cabeceira da ponte, por meio de um desvio. Dessa forma, o escoamento decorrente das chuvas continuará sem risco para a estrutura que permite o acesso à Cooperativa Pindorama, onde os moradores do povoado Pescoço fazem compras e buscam serviços públicos.

Os agricultores da comunidade temiam a inundação de suas casas e problemas mais graves, caso houvesse rompimento da barragem. Há dois anos, durante o inverno, houve transbordamento da barragem durante a madrugada. Os moradores acordaram assustados e precisaram buscar abrigo na casa de parentes ou amigos. A ocorrência registrou apenas danos materiais.