×

Maceió

Visitas escolares à sede da SMTT podem ser agendadas

Visitas escolares à sede da SMTT podem ser agendadas

Alunos da educação infantil da Escola Fundação Bradesco tiveram um dia de lazer e conhecimento durante a manhã da última quinta-feira (18) na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT). As crianças participaram de atividades lúdicas, assistiram a uma aula sobre educação no trânsito e conheceram as atividades desenvolvidas pelo órgão na fiscalização das vias públicas e a sala de monitoramento dos ônibus urbanos coletivos.

A visita à SMTT teve o objetivo de aproximar as crianças da realidade do trânsito e dos cuidados que são necessários enquanto pedestres e condutores, conta a coordenadora pedagógica da Fundação Bradesco, Auta Apratto. “A escola sabe que todos fazem parte do trânsito, por isso considera importante despertar a consciência dos alunos para as responsabilidades que cada um tem nesse meio”, explica.

A primeira atividade do dia foi uma passagem pelo auditório da SMTT, onde os alunos assistiram a aulas teóricas e filmes sobre o trânsito e suas regras. Em seguida, eles visitaram a Central de Videomonitoramento para saber mais sobre o trabalho dos agentes de trânsito na rua, como fiscalizadores e como profissionais responsáveis pela perícia nos locais de acidentes de trânsito.

Na sala de monitoramento remoto dos ônibus urbanos, os alunos entenderam como o órgão municipal tem controle sobre todo o trajeto dos coletivos e foram orientados sobre como se comportar dentro do transporte. As crianças conheceram as viaturas utilizadas para a fiscalização do órgão e viram veículos recolhidos durante operações de trânsito e os veículos envolvidos em acidentes de trânsito.

O aluno Rafael José, de 5 anos, gostou da explicação sobre as placas de sinalização, mas curtiu mesmo o monitoramento do trânsito da capital pelos televisores. “Gostei demais de ver as telas que mostram os ônibus e os carros passando”, relata se referindo à Central de Videomonitoramento da SMTT.

A diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, enaltece que o contato direto com o trânsito e de quem cuida dele visa tornar as crianças futuros adultos responsáveis como pedestres e possíveis condutores. “Eles aprenderam como atravessar a rua, como se comportar dentro de um carro, a não jogar lixo na rua, o significado da sinalização e do trabalho dos agentes de trânsito”, detalha a diretora.

Escolas, sejam elas públicas ou particulares, podem agendar palestras gratuitas na própria escola ou visitas à sede da SMTT, no Tabuleiro do Martins, através do telefone 3315-3594 ou pelo e-mail diretsmttmaceio@gmail.com.