
Souza terminou o ano em alta após os gols do Mineirão
Com dois gols de Souza e um de Bill, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 3 a 0 neste sábado, no alagado gramando do Estádio do Mineirão, na despedida dos dois times do Campeonato Brasileirão. Foi a primeira vitória do time corintiano em quatro jogos. Já a equipe de Minas Gerais, que chegou a liderar o torneio, termina o ano com a quinta derrota seguida.
O resultado deixa o Corinthians com 52 pontos, garantindo a décima colocação. O Atlético, que brigou pelo título até a antepenúltima rodada, encerra o torneio com 56 pontos, podendo cair para a nona posição ao fim da rodada, no domingo.
A forte chuva que caiu em Belo Horizonte durante todo o dia prejudicou bastante a qualidade técnica da partida deste sábado. Mas Souza pareceu não se importar com as poças. O criticado atacante corintiano começou o jogo à toda e logo aos 17 marcou um golaço. Ele se livrou dos marcadores na entrada da área e mandou com efeito, no ângulo de Carini.
Defederico foi outro destaque do jogo. O argentino fez uma de suas melhores partidas pelo Corinthians. Ele sofreu o pênalti que gerou o segundo gol, ainda no primeiro tempo, ao ser derrubado por Benitez. Na cobrança, Souza fez paradinha e botou no canto direito de Carini. Dessa forma, Souza dobrou o seu número de gols no campeonato.
Ao contrário do Corinthians, o Atlético sofreu bastante com a chuva e só conseguiu ameaçar uma vez no primeiro tempo. Diego Tardelli tentou o giro em cima de Marcelo Mattos, acabou caindo na jogada e o árbitro Wagner Tardelli marcou o pênalti.
O próprio artilheiro atleticano cobrou a infração, com paradinha, e Júlio César fez grande defesa. Com isto, o camisa 9 não conseguiu se isolar na artilharia do campeonato e segue com 19 gols, ao lado de Adriano. O jogador do Flamengo poderá se tornar o artilheiro da competição no domingo.
No apagar das luzes, aos 44 do segundo tempo, a chuva ainda fez a sua última vítima: o goleiro Carini. Warley recuou mal a bola, que parou em uma poça e deixou o arqueiro vendido. Bill aproveitou o vacilo e, mesmo sem ângulo, bateu com categoria para fechar o placar.
DESPEDIDA – Além das despedidas de Corinthians e Atlético Mineiro do Campeonato Brasileiro de 2009, o jogo no Mineirão também marcou o adeus do árbitro Wagner Tardelli, que irá se aposentar no final deste ano.
No Recife, o Avaí fechou com chave de ouro a sua grande campanha no Brasileirão. Mesmo jogando fora de casa e já sem treinador – Silas resolveu deixar o cargo -, o time catarinense derrotou o rebaixado Náutico por 1 a 0, na noite deste sábado, no Estádio dos Aflitos, em Recife.
Candidato ao rebaixamento nas primeiras rodadas do campeonato, o Avaí conseguiu fazer uma grande campanha e terminou a disputa com 57 pontos, com vaga na Copa Sul-Americana de 2010. O Náutico, por sua vez, já tinha caído para a Série B no último jogo, somando neste sábado mais uma derrota: ficou com apenas 38 pontos, em penúltimo lugar.
Como Silas já acertou sua saída do cargo, o Avaí foi comandado neste sábado pelo interino Paulo Pereira, que é irmão do antigo treinador. A troca de comando não alterou o futebol do time catarinense. Do lado do Náutico, a ordem era tentar honrar a camisa do clube e se despedir do Brasileirão com dignidade, mas nem isso foi possível fazer.
O único gol do jogo foi marcado ainda no primeiro tempo. Foi aos 35 minutos, quando o lateral-esquerdo Eltinho fez 1 a 0 para o Avaí. Já em ritmo de férias, o time catarinense teve outras chances para ampliar, mas nada conseguiu. Enquanto isso, o Náutico também criou suas oportunidades, sem sucesso. E deu adeus à elite do futebol brasileiro com mais uma derrota, para tristeza de sua torcida.