×

Penedo

Visitantes e ambulantes lotam cemitérios de Penedo neste ?Dia de Finados?

A visitação aos túmulos tiveram início por volta das 05 horas desta segunda-feira, 02

Uma intensa movimentação foi registrada nos cemitérios de Penedo nesta segunda-feira, 02 de novembro, data em que é celebrado em todo o país o “Dia de Finados”. Famílias inteiras renderam homenagens aos entes queridos que faleceram e ambulantes aproveitaram a oportunidade para fazer ‘dinheiro extra’.

A visitação aos túmulos nos cemitérios São Gonçalo do Amarante e Jardim da Saudade tiveram início por volta das 05 horas. Desde então, familiares promovem os reparos necessários nos jazigos, acendem velas e também levam flores aos túmulos de seus entes e amigos.

Com os olhos lacrimejados, muitas pessoas renderam homenagens aos que partiram mostrando que a saudade permanece viva em seus corações. “Perdi meu marido há treze anos, mas nunca o esqueci. Todos os anos venho ao cemitério rezar um pouco pela alma dele e aproveito para lembrar o quanto fomos felizes e apaixonados nos mais de 30 anos em que fizemos companhia um ao outro”, lamentou a senhora Maria Celina Souza Nascimento, 69 anos.

Na frente dos locais de visitação neste dois de novembro, diversos comerciantes instalaram barracas para vender velas, flores e lanches para aqueles que chegaram de mãos vazias aos cemitérios. Apesar do movimento intenso, as vendas ainda estão menores que anos anteriores, mas os trabalhadores acreditam que até o final do dia o investimento seja compensado.

“Por conta dessa crise aí as coisas aumentaram muito e por isso teremos que trabalhar mais um pouco para não ficar no prejuízo. Apesar das vendas estarem mais devagar que nos anos anteriores, eu acredito que iremos conseguir cobrir os gastos e ter um pouco de lucro”, declarou a comerciantes Ana Valéria Teodoro, 32 anos, que montou uma barraca na porta do cemitério São Gonçalo do Amarante com flores, vasos e lanches.