O processo de integração entre governo do Estado, empresas e universidades para a consolidação da cultura de inovação prossegue. Nesta terça-feira (19), o assessor da Diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, Álvaro Maia, visitou Alagoas para conhecer universidades e empreendimentos industriais com grande potencial de utilização de tecnologia para a realização de parcerias. O executivo continua a visita técnica nesta quarta-feira (20), acompanhado pelo secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton.
A visita foi iniciada na Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) com a apresentação dos projetos estratégicos nesse segmento, como o Parque Tecnológico e Social de Alagoas (PqTS). O secretário Setton explicou que motivado pelos números sociais negativos identificados pelo governo do Estado, o diferencial do Parque Tecnológico de Alagoas terá o diferencial de desenvolver tecnologia social, ou seja, que gera impacto socialmente comprometido, além dos grupos de excelência em pesquisa.
Após a reunião na Secti, o executivo da Petrobras conheceu algumas indústrias no Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, analisando a tecnologia empregada em fábricas dos setores metal-mecânico e plástico para análise de futuras parcerias de Pesquisa & Desenvolvimento. Segundo o secretário, conhecendo nesses últimos seis meses a produção industrial, que está em pleno processo de consolidação, foram identificadas diversas oportunidades de desenvolver pesquisas por meio da integração entre empresa e universidades.
A visita à indústria Jaraguá Equipamentos Industriais do Nordeste foi acompanhada também pelo secretário-adjunto da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplande), Keylle Lima, além de outros técnicos. A comitiva do governo e o representante da Petrobras foram recebidos pelo proprietário e presidente do Grupo Garcia, Álvaro Garcia.
De acordo com o presidente da Jaraguá Equipamentos, Wagner Othero, a indústria realiza Pesquisa & Desenvolvimento, o que faz parte do plano estratégico da empresa. A Jaraguá possui interesse de fazer pesquisa em sondagem e também desenvolver um modelo brasileiro de separadores para offshore. “Estamos à disposição para fazer um projeto em comum, onde podemos trabalhar juntos. Temos aproximadamente seis projetos de P&D, alguns trabalhados diretamente com a Petrobras”, evidenciou Othero.
No horário da tarde, a visita ocorreu nas indústrias Glastec, Joplás e Tecfibra, que produz tubos com alta tecnologia para a utilização no saneamento – água e esgoto – feitos a partir das fibras de vidro. Atento à necessidade do mercado, o empresário Manuel Marques busca garantir tecnologia, para isso, adquiriu recentemente um novo equipamento, de tecnologia italiana, que está agora em fase de teste e adaptação em uma das fábricas do grupo.
Outras iniciativas, voltadas para ações de inovação, foram implantadas pelo industrial com recursos próprios, realizando pesquisa & desenvolvimento e novos produtos para atender a demanda do mercado.
As visitas prosseguem nesta quarta-feira (20), quando o executivo irá ao Polo Governador Luiz Cavalcante, no Tabuleiro do Martins, seguindo depois para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pela manhã, e finalizando com uma reunião com o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, no horário da tarde.