Para comemorar o Dia Mundial de Lavar as Mãos – 15 de outubro – a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) de Maceió realizará um trabalho informativo e educativo em pontos estratégicos da cidade com a colocação de faixas e distribuição de panfletos nos estabelecimentos comerciais fiscalizados. O objetivo é alertar a população sobre a importância do ato de se lavar as mãos.
Para Ricardo Walker, coordenador-geral da Visa municipal, lavar as mãos deve ser um hábito do dia a dia, entretanto muitas pessoas não fazem isso. “Segundo dados do Unicef, o uso de sabão para lavar as mãos pode reduzir em até 40% as diarreias e 30% as infecções respiratórias”, explicou.
Muitas pessoas não sabem, mas existe um jeito simples e barato para prevenir doenças como gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarréias: lavar as mãos com água e sabão. Ao esfregar os dedos e as palmas das mãos com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujeira acumulada durante o dia.
De acordo com a pesquisa “Hábitos de Lavagem de Mãos”, existem, no mínimo, cinco momentos durante o dia em que lavar as mãos é muito importante: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e durante o banho. Devemos também lavar as mãos após mexer no lixo, ao trocar as fraldas de um bebê, antes de manusear lentes de contato e em qualquer momento em que nossas mãos estiverem sujas.
Lançado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos é um evento que acontece em diversos países. A ação é fruto de uma parceria que envolve governos, instituições internacionais, organizações não-governamentais e empresas privadas, e tem como missão social promover o hábito de lavar as mãos, ajudando, assim, a melhorar os hábitos de higiene da população e a prevenir doenças.