A coordenação de Vigilância Sanitária de Maceió promoveu novas ações educativas aproximando seus serviços da população. Numa tenda instalada em frente ao Clube Alagoinhas e ao lado da Barraca Lopana, na Ponta Verde, os inspetores da Visa distribuíram panfletos, fizeram orientações, esclareceram dúvidas, receberem denúncias e deram início ao processo de emissão de alvarás sanitários.
“Temos trabalhado dentro do que programamos para a Operação “Antecipando o Verão”, com inúmeras ações que visam intensificar o controle sanitário sobre as atividades ligadas à saúde, especialmente em relação àquelas mais procuradas pela população durante o verão, como academias, bares, restaurante e hotéis, além de ambulantes”, ressalta o coordenador da Visa municipal, Ricardo Walker.
Em parceria com as coordenações da SMS e com o Cesmac e a FAL, a Visa colocou à disposição, na quinta-feira, serviços como verificação de pressão e de Índice de Massa Corporal (IMC), testes de glicemia e orientações de nutricionistas, educadores físicos, enfermeiras e fisioterapeutas.
A mobilização, que visa principalmente à redução de riscos à saúde, manterá suas ações pontuais de fiscalização nas áreas de Alimentos, Farmácia, Produtos Veterinários e Agrotóxicos e de Exercício Profissional. Até o final do verão, em março de 2012, a Visa pretende fazer a reinspeção de 240 hotéis, bares e restaurantes, e dos ambulantes que atuam na orla – cerca de 500.
A ação, que também tem um foco no combate ao uso de esteróides anabolizantes sintéticos, especialmente os clandestinos – muito utilizados nessa época do ano para garantir mais uma boa forma física mais rapidamente – também deverá inspecionar 150 academias que funcionam de forma irregular.