Os técnicos da Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária do município de Maceió estiveram em alerta permanente durante os festejos natalinos na Capital. A ação serviu para orientar estabelecimentos e consumidores acerca dos cuidados a serem observados a fim de evitar a ocorrência de toxinfecções alimentares, muito comuns em períodos festivos.
A ação de fiscalização foi iniciada no último sábado (22) e terão seguimento até a segunda-feira (31), com a inspeção junto a ambulantes, supermercados, bares, boates e restaurantes, locais esses de grande movimentação devido à época de festejos de fim de ano. Durante a fiscalização, os inspetores da Visa estão observando itens como temperatura, embalagem, rotulagem e exposição dos produtos oferecidos.
Nas abordagens realizadas na segunda-feira (24), as inspetoras Rose Gomes e Maria Lacerda observaram o acondicionamento dos alimentos, as condições de higiene do local e dos ambulantes, além do material disponibilizado para o consumidor, que deve ser todo descartável, como determina a legislação. Além disso, todo o equipamento utilizado no preparo e manuseio dos alimentos precisa ser adequado, para evitar qualquer tipo de contaminação.
De acordo com a equipe de fiscalização da Visa, a ação visa reguardar as condições adequadas dos produtos, para que o consumidor não corra o risco de ser vítima das doenças transmitidas pelos alimentos, muito comuns em épocas festivas ou de férias, quando as pessoas tendem a ser menos atentos à qualidade da alimentação.
“Nesta época do ano, a culinária festiva requer uma atenção especial, pois a combinação de altas temperaturas no verão com o preparo antecipado dos alimentos, geralmente em grandes quantidades, pode aumentar a ocorrência de infecções alimentares”, afirmou a inspetora de alimentos da Visa, Rose Gomes.
Consumidores que acompanharam a ação na Praça da Faculdade aprovaram a fiscalização dos alimentos , dizendo que ações como essas reforçam a confiança deles na hora da compra.
