×

Política

Vilela reúne os 102 prefeitos alagoanos para discutir políticas públicas

Governador discursa na abertura do seminário

O governo do Estado promove durante nesta segunda-feira (4) o seminário Integração das Políticas Públicas entre Estados e Municípios, com os 102 prefeitos alagoanos, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O seminário tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado, estabelecendo uma relação entre os lideres municipais e estaduais para que, juntos, possam desenvolver políticas públicas que beneficiem a população alagoana.

No seu pronunciamento, o governador Teotonio Vilela ressaltou a importância dessa parceria. “Juntos, os governos municipais e estadual podem cooperar mutuamente pela melhoria da qualidade de vida de nossa população”, afirmou.

Em seguida, o secretário Luiz Otavio Gomes falou sobre o planejamento e a gestão estratégica para estados e municípios.

O momento mais esperado do seminário será a palestra “A Gestão no Setor Público com Foco em Resultados”, do psicólogo e consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig.

Quatro mesas redondas, com duração de 50 minutos cada, com temas como a Defesa Social e a Promoção da Paz, Infraestrutura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, serão realizadas para que os líderes possam discutir o que vem sendo feito em cada área, além dos principais problemas enfrentados e os programas que podem ser desenvolvidos para sanar tais gargalos.

Além dos prefeitos, também participam do seminário o vice-governador José Thomaz Nonô, o senador Benedito de Lira (PP-AL), deputados federais e estaduais, vereadores e representantes de todos os municípios alagoanos.

O seminário tem a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e apoio institucional da Secretaria de Estado de Articulação Política. Também conta com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL).

Seca

Mas o assunto mais debatido no seminário é a situação dos municípios afetados pela seca. Segundo o vice-governador, José Thomaz Nonô (DEM), o motivo seria por se está vivendo a pior seca da história do nordeste. “Também sou vítima da seca, sou produtor de cana e tive uma perda significativa na produção”, relatou Nonô destacando ainda que “é impossível sair dela (seca) sem sequelas. Isso é um fato, mas o que temos que ver é como sair com a menor sequela possível”.