Corais, cantatas e coletivos culturais fortalecem a cena local durante a programação natalina na Orla da Atalaia - Foto: Assessoria
A Vila do Natal Iluminado tem se consolidado como um importante palco de valorização da cultura sergipana ao reunir ao longo de sua programação, corais, cantatas, grupos musicais, coletivos culturais e artistas locais. Promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), o evento reforça o compromisso do estado em dar visibilidade à produção artística sergipana durante um dos períodos mais simbólicos do ano.
Distribuídas entre o Palco 360°, Reisado e o Teatro da Vila, as apresentações têm encantado o público com repertórios que dialogam com a tradição natalina, a música popular, o canto coral e as expressões culturais contemporâneas. A iniciativa garante espaço para diferentes linguagens artísticas, fortalecendo o trabalho de grupos e artistas que atuam no cenário cultural sergipano.
Abrahão Évêque, que se apresentou no palco 360°, destacou a emoção de participar de um momento tão simbólico. “É uma alegria muito grande, porque além de ser uma época muito emotiva, trazemos músicas de reflexão e cheias de amor. É como se tudo o que fazemos ao longo do ano se juntasse e fosse eternizado aqui, nesta noite”, ressaltou.
O mestre do Reisado, José Roberto, celebrou a presença dos grupos tradicionais dentro da programação da Vila do Natal. “Eu sempre me perguntava por que a gente não estava presente nas vilas de Natal. Por isso, essa iniciativa é extremamente importante e louvável, por incluir os grupos de reisado, que fazem parte da nossa cultura e dessa época tão simbólica. Só temos a elogiar e agradecer ao Governo do Estado e à Funcap por essa oportunidade”, afirmou.
A programação artística integra uma ampla estrutura pensada para oferecer lazer acessível, seguro e inclusivo, permitindo que artistas locais ocupem um espaço de grande circulação de público, formado por famílias sergipanas e turistas que visitam a Orla da Atalaia durante o período natalino.
O ator e diretor Ronnie David destacou a importância de artistas sergipanos terem espaço para mostrar seu trabalho durante o evento. “É muito importante termos um espaço dentro da nossa própria casa para apresentar o trabalho que produzimos com tanto amor e carinho, da melhor forma possível. Ainda mais agora, no período natalino, quando tudo ganha um significado especial e fica ainda mais mágico”, destacou.
Público aprova
A diversidade de apresentações tem despertado o interesse e a aprovação do público, que acompanha as performances como parte da experiência natalina oferecida pela Vila. Famílias, crianças, jovens e visitantes destacam o encanto das apresentações e a oportunidade de conhecer e prestigiar artistas sergipanos em um ambiente acolhedor e festivo.
Vinda com a família do município de Capela, leste sergipano, Milaine Santos destacou o quanto a Vila do Natal Iluminado encanta crianças e adultos. Para ela, o espaço se tornou um momento especial de lazer e convivência. “É um espaço maravilhoso, com várias atrações e, além de tudo, totalmente gratuito, o que facilita para que todos tenham a oportunidade de conhecer o evento. Meu sobrinho está encantado, apaixonado pelos brinquedos e por tudo o que está acontecendo aqui. Estamos muito felizes em participar”, afirmou.
O músico Davi Dias prestigiou a Vila do Natal Iluminado e ressaltou a importância de ver artistas sergipanos ocupando espaços de destaque no evento. “É muito especial acompanhar essa programação e perceber o quanto os artistas da nossa terra estão sendo valorizados. Ver a música sergipana presente, ganhando visibilidade e conectando o público com a nossa cultura, mostra o quanto este evento fortalece a identidade cultural do Estado”, destacou.
Zélia Ramos levou a neta Camila Azevedo, de seis anos, para aproveitar a Vila do Natal Iluminado e destacou a importância de proporcionar momentos especiais para a família. “Trouxe minha netinha, para que ela entenda como o Natal pode ser mágico e bonito. Aqui ela conheceu a casa do Papai Noel, viu outras atrações e tudo está realmente encantador. É um evento muito bonito e especial. Estou feliz em participar e desejo que ela cresça vivendo essas experiências e construindo boas memórias”, ressaltou.
Já a pequena Camila não escondeu o entusiasmo ao conhecer o Papai Noel. “Eu amei a Vila do Natal. Ela é muito linda e cheia de coisas legais para brincar. Conheci o Papai Noel, pedi uma boneca de presente e fiquei muito feliz.”, disse.
Vila do Natal Iluminado
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), e conta com apoio da Netiz, Energisa e Iguá Sergipe, e patrocínio do Banese. A Vila funciona todos os dias, das 17h às 22h, e segue até este domingo, 28 de dezembro, com atrações gratuitas para toda a família.
Agência Sergipe
