O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, premiou nesta sexta-feira, 06, estudantes e professores que concorreram ao maior evento de Educação Ambiental do Brasil: a Olimpíada Ambiental de Sergipe. Premiação ocorreu no placo do Teatro Tobias Barreto, às 9hs da manhã.
Em sua 8ª edição, a olimpíada ambiental teve como tema central dos trabalhos: “Cuide de Você: Faça Coleta Seletiva”. A partir dessa temática, mais de 2 mil alunos e cerca de 200 professores deleitaram-se na imaginação e produziram centenas de trabalhos, em consonância com as categorias previstas no regulamento da VIII Olimpíada: Arte, Produção de Texto e de Projetos, sendo essa última destinada para professores.
Didático, por seu nível acadêmico, e por exercer o cargo de gestor ambiental, com muita propriedade o secretário Genival Nunes também entrou no mundo da imaginação e fez uma analogia interessante ao comparar à Terra a um grande avião e que a responsabilidade da vida de todos na aeronave estava nas mãos do piloto.
“São vocês os futuros pilotos. São vocês o futuro presidente desse país, futuro executivo, futuro ministro e professor. Mas para isso, o piloto louco que desmata, polui rios, terá que ser mudado. Vocês serão excelentes pilotos dessa nave. Não temos outro planeta para morar. Essa nave será preservada. Acreditando na possibilidade de mudança, de que cada jovem aqui será grandes pilotos que o Governo do Estado trabalha projetos como esse, a Olimpíada Ambiental”.
Muitos pais, avós, tios, e demais familiares dos estudantes que concorreram ao grande prêmio ambiental foram prestigiar o momento da classificação. Foi o caso do seu José Amintas, que tem uma filha no 5º ano do Colégio Salvador. “Um importante momento para todos nós. O exercício ambiental praticado na Olimpíada Ambiental será algo a ser cobrado futuramente dentro das empresas e mercado de trabalho”, apontou ele.
Ao elogiar a equipe da Semarh pela organização do evento, o vice-presidente da Federação das Escolas Particulares(Fenem), professor Renir Damasceno ressaltou que essa “iniciativa do governo é um exemplo para o Brasil. Conheço os trabalhos da secretaria e sei que as instituições escolares podem e devem interagir com as atividades, motivados pela práticas ambientais”, frisou.
Quem também fez referência ao importante trabalho do Governo do Estado por meio da Olimpíada Ambiental foi o presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente, Wanderlê Correia. “É muito importante envolver á juventude no processo de sensibilização”, salienta o presidente.
Vencedores
Centenas de carinhas felizes, esse registro era único em cada canto do teatro. Pais, professores e alunos gritavam, aplaudiam, saltavam. A alegria fazia arrepiar à todos. E não poderia deixar de ser. Além de medalhas a todos os classificados- centenas deles- os estudantes recebiam troféu e caderneta de poupança no valor de mil, seiscentos e trezentos reais, valores destinados aos alunos que foram classificados em 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, respectivamente. Na modalidade projeto, categoria professor, o valor do prêmio será de R$ 1.200,00.
Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Atheneu Sergipense levou o cheque no valor de R$ 1.000,00 mil reais. Uma das alunas desse grupo é a Paula Santos, aluna do Ensino Médio. “Com o Projeto chamado “Recolhendo Ideias e Mudando Atitude” nós fizemos um caminhão de Coleta Seletiva, onde a base da obra para confecção do veículo foram dezenas de garrafas Pet”. A lista com a classificação dos vencedores encontra-se no site da Olimpíada Ambiental.
Sorteio
Tanto os troféus, medalhas, e os valores ganhos pelos estudantes foram ofertados pelo Instituto Luciano Barreto Junior, que também doou três notebooks para serem sorteados entre os alunos e professores presentes. Foram os ganhadores, Ana Julia Freitas, aluna do Colégio Amadeus, José Breno Rodrigues, da Escola Municipal Prof. Emiliano Nunes de Moura e a professora Gilvania Nunes Moura, da Escola Maria do Carmo Santos, da cidade de Ribeirópolis.
Apresentações
Antes da solenidade de premiação da VIII Olimpíada Ambiental de Sergipe o grupo Uau fez uma esquete teatral enfocando a conscientização ambiental. Logo após, o Coral da Petrobras, sob a regência do maestro Sérgio Teles, que cantou o Hino Nacional e várias músicas ambientais.
