A abertura do VII Encontro Estadual do Proler – Comitê Maceió aconteceu nesta terça-feira (25), durante a programação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, e contou com a participação especial do escritor alagoano Lêdo Ivo.
Na programação do encontro constam palestras, oficinas, capacitações, encontro de escritores, formação de mediadores de leitura e outras ações de incentivo à leitura.
Na solenidade de abertura estiveram presentes o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dórea, a coordenadora Nacional do Proler, Maria Teresa Pereira, e a coordenadora do Proler Comitê Maceió, Maria Luiza Russo.
O secretário Osvaldo Viégas agradeceu em nome do Governo do Estado as presenças da reitora da Ufal e do escritor Lêdo Ivo, que veio a Maceió atendendo a convite feito pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para realizar a palestra temática do Proler na Bienal: “A Biblioteca e a arte de contar histórias: um caminho para uma sociedade leitora”.
A reitora Ana Dayse Dórea destacou os esforços da Secult e do Comitê do Proler de Maceió para desenvolver ações que estimulem a leitura em Alagoas. “São necessários projetos como o Proler, que possibilitam o acesso da população aos livros”, destacou.
De acordo com a coordenadora do Proler Nacional, Maria Teresa Pereira, o encontro do não poderia ter sido realizado em momento melhor. “Devemos ampliar as possibilidades, já que a diversidade é o centro das ações do Proler”, afirmou.
Para a coordenadora do Proler Comitê Maceió e diretora da Biblioteca Pública Estadual, Maria Luiza Russo, o encontro também representa a oportunidade do surgimento de novas ações voltadas à leitura. “Estaremos formulando ações de incentivo à criação de comitês do Proler no Estado”, ressaltou.
Durante palestra, o escritor alagoano Lêdo Ivo destacou que a leitura deve ser estimulada e tornar-se hábito ainda na infância. “O importante é o prazer de ler”, afirmou.
Durante a abertura do evento, a Secult prestou uma homenagem ao escritor alagoano Lêdo Ivo pela sua importante contribuição literária no Brasil e para a formação da uma sociedade leitora. O escritor agradeceu a homenagem e falou da satisfação em estar participando da Bienal através do encontro Proler. “Estou muito feliz de estar participando da Bienal e deste encontro, que têm como propósito disseminar a leitura, os escritores e seus livros”, destacou.
Doação
Durante a solenidade, foi entregue ao secretário Osvaldo Viegas o livro Os Chicos – Prosa e Fotografia, dos escritores mineiros Gustavo Nolasco e Leo Drumond, que doaram 150 exemplares da publicação para o acervo da Biblioteca Pública Estadual.
A programação do VII Encontro Estadual do Proler – Comitê Maceió segue até o dia 27 de outubro, dentro da programação da V Bienal do Livro de Alagoas.
Mais informações e a programação completa do Encontro Estadual do Proler podem ser conferidas no site www.cultura.al.gov.br.