×

Maceió

Vigilância Sanitária realiza operações de fiscalização

Com o objetivo de garantir a segurança na manipulação, acondicionamento e comercialização de alimentos, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou diversas ações de fiscalização durante o fim de semana. A primeira delas aconteceu na sexta-feira com a inspeção dos bares que comercializam alimentos nas piscinas naturais de Maceió, mais conhecidos como ‘janga bar’.

Durante a operação, os fiscais da Vigilância Sanitária fiscalizaram três jangadas, onde foram observados alguns critérios como vestimenta dos funcionários, prazo de validade dos alimentos, refrigeração, condições de higiene e a existência de cardápio vivo, aqueles que utilizam peixes e lagostas para fazer a demonstração para os clientes. “Essas jangadas precisam cumprir pelo menos 70% do que é preconizado no check-list, abaixo disso, elas perdem seu alvará e deixam de funcionar. Uma delas atingiu 97%, já as outras duas alcançaram 83% das recomendações”, explicou Ricardo Walker, fiscal da Visa que participou das ações.

“Nenhuma irregularidade mais grave foi detectada nesses estabelecimentos, dessa forma, nenhuma delas deixou de funcionar. Apenas expedimos recomendações, para que os donos dos ‘janga bares’ possam se adequar para estar de acordo em uma próxima fiscalização”, completou o fiscal.

Operação Integrada Sossego

A Visa também participou nesse fim de semana da Operação Integrada Sossego, em parceria com a Polícia Civil e Militar, Força Nacional, Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Corpo de Bombeiros. O objetivo da ação foi garantir o cumprimento da lei e punir as irregularidades.

Na ocasião, a equipe da Visa fiscalizou três estabelecimentos comerciais, dois no bairro do Jacintinho e um na Serraria. Em todos eles foram encontradas irregularidades como produtos sem rótulo, mal acondicionados ou fora do prazo de validade. Os donos dos estabelecimentos receberam um auto de infração e toda a mercadoria irregular foi apreendida.

Os donos do estabelecimento receberam um auto de infração e toda a mercadoria irregular foi apreendida.