A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, nesta quarta-feira (21), no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, uma palestra sobre boas práticas em manipulação de alimentos e segurança alimentar, destinada a cerca de 50 recrutas do Exército Brasileiro que atuam na produção de alimentos.
O treinamento teve o objetivo de promover educação em saúde para os profissionais e faz parte das ações do programa Cidadão de Olho Vivo, que busca aproximar a Vigilância Sanitária da população, reforçando o papel do órgão e a importância de assegurar a saúde dos cidadãos maceioenses.
“Desta vez, o público-alvo dessa palestra foi inédito, o que demonstra que a abrangência da Vigilância Sanitária é muito ampla, alcançando não só estabelecimentos, mas instituições públicas e privadas. Iniciamos essa ampliação de público com o 59º Batalhão, mas a intenção é alargar ainda mais nossas ações, de modo que a maioria das pessoas que moram ou trabalham em Maceió possam adquirir informações sanitárias seguras”, informou o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta.
O curso foi ministrado pela nutricionista Juliana Pugliese, que explicou a importância da segurança alimentar para a saúde da população, além de reforçar aos recrutas a estarem atentos a todo o processamento de alimentos.
Programa Cidadão de Olho Vivo
O Programa Cidadão de Olho Vivo oferece à população palestras sobre boas práticas sanitárias em diversos segmentos de interesse à saúde. Os minicursos são ministrados tanto na sede da Vigilância Sanitária, no Jaraguá, como em outros locais onde estão reunidos públicos específicos como instituições de ensino, unidades de saúde e etc.