×

Maceió

Vigilância Sanitária orienta comerciantes de pescados

Cerca de 70 comerciantes de pescado dos mercados públicos do Tabuleiro e Jacintinho participarão do curso de capacitação para Boas Práticas em Manipulação de Pescados, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária de Maceió.

O curso será realizado no auditório da SMS, em duas etapas. No dia 22 de março, das 16h às 20h, será destinado aos comerciantes do Mercado do Jacintinho. No dia 24 (das 16h às 20h), será a vez dos comerciantes dos mercados do Tabuleiro e do Benedito Bentes.

De acordo com a coordenação da Inspetoria de Alimentos, a ideia é orientar os comerciantes sobre a forma correta de manipular e acondicionar os produtos, sobretudo, com a proximidade da Semana Santa, quando há aumento na demanda.

A inspetoria ressalta a importância de os comerciantes ficarem atentos com o vestuário (roupas com mangas de cores claras, touca e luvas), e com o acondicionamento adequado dos produtos. Após a aplicação do curso, os comerciantes serão cobrados pela Vigilância, através de fiscalizações.

FISCALIZAÇÃO

Uma equipe da Inspetoria de Alimentos da Visa realizou, sexta-feira (12), nova fiscalização na balança de peixes da Pajuçara. Os pescadores foram orientados sobre a higiene do estabelecimento e características do pescado (odor, textura e cor). “Quanto ao odor, o pescado não deve apresentar cheiro repugnante. Quanto à textura da pele e escamas, devem apresentar aderência ao corpo. Já a coloração, não deve apresentar manchas”, explica o inspetor Alexandre Valeiro.