Com o objetivo de intensificar as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, esta semana, uma ação educativa de prevenção à dengue, zika e chikungunya – doenças ocasionadas pelo vetor.
Os fiscais percorreram os mercados públicos na Levada, Jacintinho e Tabuleiro do Martins. A orla marítima de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca também foram pontos estratégicos para levar orientações aos comerciantes, consumidores e moradores da região.
“Estamos reforçando as fiscalizações e a importância de manter a higienização dos locais para combater a proliferação de criadouros do inseto. Os casos de dengue têm aumentado em nossa capital, não podemos relaxar neste momento. Por isso, a Vigilância também está atenta a esta situação e realizando ações preventivas como esta, no intuito de orientar a população a combater os focos do mosquito, principalmente nesse período chuvoso”, destaca o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.
Durante a atividade, a população recebeu panfletos informativos e orientações sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti.
Alguns dos cuidados reforçados pelos fiscais do órgão foram manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; e ao guardar garrafas de vidro ou plástico, manter sempre a boca para baixo, entre outras orientações.