×

Alagoas

Vigilância Sanitária fiscaliza e orienta ambulantes durante o Carnaval

A Vigilância Sanitária Municipal preparou uma escala de plantão reforçada para garantir a fiscalização dos bares e ambulantes que comercializam alimentos durante os quatro dias de Carnaval, além da quarta-feira de Cinzas. A operação será iniciada no sábado (

01), com fiscais em vários bairros da Capital, das 8h às 14h e das 18h às 0h.

Além da presença dos fiscais nas ruas, uma equipe permanecerá na sede da Vigilância Sanitária, localizada na Praça Sinimbu, das 8h às 14h, para registrar denúncias através do telefone 3315-5241. Por esse canal, a população pode ajudar o órgão na identificação de venda de produtos impróprios para o consumo, bem como suspeita de surto por doenças transmitidas por alimentos.

De acordo com Amaro Saldanha, coordenador da Vigilância Sanitária, a intensificação das ações estão ocorrendo desde o início do mês, com orientações aos ambulantes e fiscalização nas prévias carnavalescas.

“Com o feriado prolongado de Carnaval é comum a aglomeração de pessoas nas praias e nos pontos de folia nos bairros, por isso concentramos esforços para abranger o maior número de bairros. Esperamos que o Carnaval seja tranquilo e sem relato de surtos”, afirmou.

Nas inspeções, os fiscais irão observar as condições higiênico-sanitárias dos bares e dos ambulantes. A orientação é de que os funcionários estejam devidamente fardados, com touca ou boné, unhas curtas e limpas, as mulheres de cabelos presos e sem adornos, como anéis, colares, pulseiras e relógio.

Segundo Elizete Cavalcante, coordenadora da Inspetoria de Alimentos, no caso dos ambulantes é preciso que sejam duas pessoas, no mínimo, para conduzir as vendas, sendo uma para atuar na manipulação dos alimentos e outra para ficar responsável pelo dinheiro.

“Outro cuidado importante é com a refrigeração e armazenamento. É preciso acondicionar alimentos e bebidas em isopor limpo, caso contrário haverá apreensão. A carne dos churrasquinhos deverá ser trazida pronta para assar, não é permitido prepará-la no local de venda”, explicou.

Programação – A fiscalização da Vigilância Sanitária vai abranger a orla de Maceió – da praia de Pajuçara à Cruz das Almas; Praça Moleque Namorador (Ponta Grossa), Pontal da Barra, Jacintinho, Ipioca, Benedito Bentes, Clima Bom, Fernão Velho e Rio Novo.