×

Alagoas

Vigilância Sanitária Estadual vai a municípios fiscalizar venda de pescado

Ação visa conscientizar os vendedores sobre a manipulação do pescado

Para verificar a qualidade do pescado vendido aos consumidores alagoanos, a Vigilância Sanitária Estadual realiza, durante toda a Páscoa, uma série de fiscalizações em diversos municípios. As atividades começam nesta sexta-feira (29) e prosseguem até o domingo (31), verificando o estado de conservação de peixes, crustáceos e moluscos.

Os fiscais passarão pelas cidades de Barra de São Miguel, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Maragogi, Japaratinga, além dos povoados Barra Nova, Ilha de Santa Rita, Massagueira e Francês. A ação, que terá caráter educativo, será realizada nos três horários, com orientação dos procedimentos a serem adotados para garantir a qualidade dos produtos.

“É importante observar se os olhos estão salientes e brilhantes, já que os peixes que não estão frescos possuem olhos fundos e opacos. A carne deve estar firme e resistente e as vísceras, bem diferenciadas. Também é importante observar se as guelras estão com cores vermelho vivo e sem muco e com cheiro agradável”, explica a assessora da Vigilância Sanitária Estadual, Ione Almeida.

Quanto ao sururu, bastante procurado durante a Semana Santa, ela acrescenta que o molusco deve estar com a cor esverdeada, já que, quando possui uma cor amarelo intenso, é fruto de corantes e deve ser evitado. Além do aspecto dos produtos, os técnicos também vão conscientizar os vendedores sobre como acondicionar e manipular corretamente o pescado.

Para isso, eles devem usar bata, luvas e manter as unhas cortadas, além de não utilizarem acessórios como anéis e alianças e evitar contato direto com dinheiro enquanto estiverem comercializando. “É fundamental que o comerciante se apresente de forma correta, utilizando equipamentos essenciais para assegurar a higiene. Também é imprescindível cuidar do local onde estarão dispostos o pescado, os moluscos e crustáceos, evitando danos à saúde dos consumidores”, afirmou Ione Almeida.

Ainda segundo a assessora técnica, o consumo de peixes é importante para a saúde, já que o alimento tem poucas calorias e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Além disso, ele ainda possui os nutrientes necessários para suprir a demanda do organismo, a exemplo de cálcio, fósforo, ferro, iodo, cobalto e as vitaminas A, B1, B2 e D.