×

Maceió

Vigilância Sanitária dá início às ações de 2022 com apreensão de 450kg de alimentos

Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária Municipal

Retomando com força total as ações de fiscalização de 2022, a Vigilância Sanitária de Maceió retirou de circulação, na manhã desta quinta-feira (6), 450kg de alimentos impróprios para o consumo humano.

O material apreendido – carne bovina, charque, calabresa, salsicha e queijo, entre outros produtos – estava fora do prazo de validade e, em parte, estragado. Os alimentos foram recolhidos de supermercados localizados nos bairros de Mangabeiras e Farol.

Após o recolhimento dos produtos em condições inadequadas, o estabelecimento foi notificado e recebeu todas as orientações necessárias para se adequar à legislação vigente. Quanto ao material apreendido, parte foi encaminhado para incineração no aterro sanitário do Benedito Bentes e a outra, doada para a alimentação dos jacarés do Parque Municipal, em Bebedouro.

“O trabalho da Vigilância de Maceió é contínuo para coibir as práticas irregulares que vão de encontro às normas sanitárias vigentes. Se são encontradas irregularidades – a exemplo do dia de hoje – ou condições inadequadas, os estabelecimentos são notificados e multados na forma da lei”, frisou o coordenador geral da Vigilância Municipal, Airton Santos, lembrando que, quando necessário, há ainda a interdição do local.

Santos reforça que o principal objetivo da Vigilância nessas ações é resguardar a saúde dos maceioenses, principalmente para evitar infecções causadas pela ingestão de alimentos estragados e/ou contaminados, que podem causar vômitos, febre, diarréia e até evoluir para a casos mais graves.

Ação educativa

Além das fiscalizações aos estabelecimentos de comercialização de alimentos, a Vigilância também retomou, desde o último dia 3, as inspeções em serviços disponibilizados à população como hospitais, clínicas e laboratórios, assim como nos demais estabelecimentos de atividades passíveis de fiscalização.

Na próxima terça-feira (11), a Vigilância Sanitária de Maceió vai dar continuidade ainda aos cursos de boas práticas para os diversos segmentos. A primeira turma de 2022 será formada por uma equipe de panificações de Maceió. Já na quinta-feira (13), a capacitação será direcionada a funcionários das escolas municipais.