A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, nesta terça (4) e quarta-feira (5), no auditório do órgão, uma palestra sobre boas práticas em Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar, destinada para 80 profissionais que atuam no sistema prisional alagoano.
A capacitação foi ministrada pela nutricionista Juliana Pugliese e pelo coordenador-geral da Visa, Nilson Malta, que abordaram o recebimento, armazenamento, manipulação e distribuição dos alimentos e destacaram a importância das boas práticas para a garantia da saúde do consumidor final.
De acordo com Nilson Malta, o objetivo das capacitações em boas práticas alimentares é levar conhecimento não só para profissionais de estabelecimentos comerciais, mas também para diversas instituições da capital.
“Essa palestra faz parte do Programa Cidadão de Olho Vivo, que está em fase de ampliação com os órgãos públicos, mas sem negligenciar os estabelecimentos comerciais. Nosso intuito é levar as apresentações para os manipuladores de alimentos das mais diversas instituições, pois acreditamos que a educação é a mais importante ferramenta de mudança de comportamentos”, frisa o coordenador da Vigilância Sanitária.
Ao final do curso, os profissionais do sistema prisional receberam o certificado de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar.
Programa Cidadão de Olho Vivo
O Programa Cidadão de Olho Vivo oferece à população palestras sobre boas práticas sanitárias em diversos segmentos de interesse à saúde.
Os minicursos são ministrados tanto na sede da Vigilância Sanitária, no Jaraguá, como em outros locais onde estão reunidos públicos específicos como instituições de ensino, unidades de saúde e etc.